Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2015

boas

por aqui dia de chuva geralmente fraca mas intensa. com um vento forte cm rajadas algumas bem potentes a esta hora. não estou a receber dados na estação.

Isto é notável de acontecer no hotel das Penhas, local muito habituado a ventos fortíssimos. Este vento, que tem sido registado nas estações da Covilhã e da Guarda, acima de 60Km/h de vento médio, é resultado de o fluxo rodear o maciço da Estrela. Nas Penhas Douradas por exemplo o vento médio tem andado apenas pelos 40 Km/h. No Fajão, local onde se registam sempre ventos mais intensos, mal chega aos 40 Km/h.
Na Torre as rajadas têm atingido à volta dos 100Km/h mas parece-me que para fazer estes estragos no hotel das Penhas da Saúde serão precisas intensidades maiores que terão resultado do efeito de rodeio do maciço pelo vento:
hw0NxS1.jpg

A acompanhar aqui, como de costume:
http://www.meteocovilha.com/features/dados-actuais-torre-2000m/dados-live-2

Última edição:
Boas noites, hoje esta ser um dia de vento muito forte aqui pela Cova da Beira, penso que desde a depressão Gong que foi explosiva, não tinha-mos tanto vento, muito forte mesmo e que fez encerrar estradas na zona da Covilhã devido a quedas de material das obras em construção...

Neste momento chove intensamente puxada a fortes rajadas de vento com 11.9ºC aqui pela minha rua perto do centro da Vila

Chuva moderada tocada a vento moderado a forte de sudoeste.
12.5ºC.

continua o vento mas parece ter enfraquecido, está moderado com algumas rajadas mais fortes. continua é a chuva miuda.

O vento volta a assinalar-se com rajadas fortes, os caixotes do lixo estão já tombados. Chuva fraca a moderada.