Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2016

Penhas Douradas já terá atingido os 300 mm no mês ! Não admira as torrentes no Zêzere. :eek:

Nas últimas 57 horas, todas tiveram chuva menos uma!

iBqu77U.gif

E o mês segue assim:
ensjmQL.gif

Aqueles 11,7 mm isolados em Aldeia do Souto terá sido a limpeza do pluviómetro. A série precedente desta estação irá para o lixo...

O meu pluviometro as vezes parece que deixa de comunicar com a consola, enquanto a temperatura quas sempre tens menos 1ºC que eu :-)

respondendo ao Maravedi, hoje a tarde chegou a nevar um pouco na Torre, talvez quando caiu um aguaceiro mais intenso e a partir das 9h é possivel que sim, depois sabado a tarde e noite deve acumular no planalto, é de aproveitar porque domingo la vai tudo de novo :-)

• Gosto
Reactions: StormRic
Boa noite,

Aos conhecedores da zona, pretendo passar 2 ou 3 dias na Serra da Estrela, mas o objetivo é mesmo apanhar neve.

Como tal, tendo as hipóteses 06 a 08/Fevereiro ou 25 a 27/Março, penso que o mais aconselhável será a primeira, estou certo?

E caso não haja hipótese da primeira data, na segunda data, em Março, ainda é possível haver neve digna desse nome na serra, ou apenas alguns pedaços de gelo?

Obrigado desde já pela vossa ajuda. :)

Mais um dia de chuva, em especial à tarde.
Temperatura actual: 9ºC
Precipitação acumulada: 25mm :rain:

• Gosto
Reactions: StormRic e keipha
Penhas Douradas já terá atingido os 300 mm no mês ! Não admira as torrentes no Zêzere. :eek:

Nas últimas 57 horas, todas tiveram chuva menos uma!

iBqu77U.gif

E o mês segue assim:
ensjmQL.gif

Aqueles 11,7 mm isolados em Aldeia do Souto terá sido a limpeza do pluviómetro. A série precedente desta estação irá para o lixo...
Viseu aeródromo também vai fortíssima. Praticamente 200mm.

• Gosto
Reactions: StormRic
Boa noite,

Aos conhecedores da zona, pretendo passar 2 ou 3 dias na Serra da Estrela, mas o objetivo é mesmo apanhar neve.

Como tal, tendo as hipóteses 06 a 08/Fevereiro ou 25 a 27/Março, penso que o mais aconselhável será a primeira, estou certo?

E caso não haja hipótese da primeira data, na segunda data, em Março, ainda é possível haver neve digna desse nome na serra, ou apenas alguns pedaços de gelo?

Obrigado desde já pela vossa ajuda. :)

Não tenho dados concretos que sustentem o que vou dizer, mas tenho para mim que Março é o mês de excelência de neve na serra da Estrela.
Não só porque a atmosfera ainda está fria, mas porque os dias já são grandes e há menor probabilidade de precipitação.
Ou seja, em Fevereiro até há mais hipótese de ver nevar, mas também a probabilidade das estradas estarem cortadas é maior.

Final de Março com sol e neve, já dá para apanhar bons escaldões na serra da Estrela. eheh!

Boa noite. O dia de ontem foi ainda bastante chuvoso muito embora não se tenha verificado o aviso amarelo do IPMA para precipitação forte. Mais interessante foi o vento ter estado mais forte na madrugada de quinta e não haver qualquer aviso emitido a esse respeito; já ontem que o vento até esteve mais fraco quer em velocidade quer em frequência de rajadas houve avisos:rolleyes:.

O acumulado de acordo com a estação de Molelos(http://www.wunderground.com/persona...=IVISEUDI3#history/s20160108/e20160108/mdaily) ficou-se nos 27.9mm.

Entretanto o IPMA já emitiu um aviso laranja de precipitação forte para Domingo para Viseu.

O GFS está um pesadelo:facepalm::( no que toca a frio e a neve para os próximos tempos, esperemos que no mínimo este Inverno ainda neve a cotas de 500/600m caso contrário o Caramulo está condenado a não ficar pintado de branco uma manhã que seja...

A tarde foi marcada essencialmente por 2 chuvadas, 1 pelas 18h/19h e a outra pelas 21:30; esta mais curta mas torrencial, foram uns 15minutos torrenciais! :D
Agora, nublado; com algumas estrelas; charcos por todo o lado; 2 salamandras no meio da rua á horas:) e 11,1°C.

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2