6.2ºC
Chuva forte, 18.5mm acumulados.
O vento forte que soprou durante a última noite provocou quedas de árvores no distrito de Viseu, onde foram registadas 60 ocorrências. Viseu foi, de resto, o distrito mais afetado no país pelo temporal ocorrido nas últimas horas.
Só no distrito de Viseu, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro disse que já foram reportadas cerca de 60 ocorrências relacionadas com quedas de árvores, entre a meia-noite e as 6h30 da manhã desta sexta-feira (22 de janeiro) devido ao vento forte.
“Registámos 63 ocorrências no distrito relacionadas com quedas de árvores, postes e placas de trânsito por causa do vento forte, mas nenhuma situação grave”, disse a mesma fonte.
A Estrada Nacional 16, que liga Viseu a São Pedro do Sul, esteve cortada para limpeza da via na sequência da queda de algumas árvores de grande porte, mobilizando 20 operacionais, com o apoio de nove veículos. “A Estrada já não se encontra cortada”, adiantou a fonte do CDOS de Viseu.
A região e o país têm sido afetados por chuva e vento forte e agitação marítima devido à passagem de sistemas frontais associados à depressão Hortense, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O distrito de Viseu vai continuar a estar sob aviso amarelo por causa da chuva e vento fortes e da previsão de queda de neve. Até às 12h00 desta sexta-feira, a região vai ter rajadas de vento que podem atingir os 90 quilómetros/hora nas terras altas. Já até às 15h00, está prevista queda de neve acima da cota dos 1.200 metros.