Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2025

Começo a duvidar seriamente dos valores de precipitação de Oliveira de Frades do ipma.
Segue em 125mm hoje, Manhouce pouco passa dos 80mm.
Até hoje estavam parecidas no acumulado mensal, e nem todas as zonas são afectadas da mesma maneira, mas levanta suspeitas.
Ainda por cima pelo que consultei nuns pdf há uns anos Manhouce tinha uma média anual entre 2500/3000mm e Oliveira de Frades entre 2200/2500mm.
Ainda por cima já suspeito de outras estações do ipma, como as de Viseu, mas essas por defeito.

Confio mais facilmente numa série de estações wunderground.

Última edição:
Que trouxe chuva, mas sobretudo trouxe um vendaval enorme
É dos locais mais ventosos (com estação) deste dia.
Entre as 18:20 e as 18:50 deve ter sido uma meia hora infernal, com vento médio sempre acima dos 62 Km/h e rajadas à volta dos 100 Km/h, destacam-se 102 Km/h entre as 18:20 e as 18:30, 97 Km/h durante os dez minutos seguintes e ainda 92 Km/h até às 18:50. Vento sempre de SSO, mantém-se em média entre os 45Km/h e os 60Km/h, rajadas mantém-se superiores a 70 Km/h, até 89 Km/h (esta às 21:10).
Esta EMA está junto ao estádio.

21,1 mm até às 22:40.

Começo a duvidar seriamente dos valores de precipitação de Oliveira de Frades do ipma.
Segue em 125mm hoje, Manhouce pouco passa dos 80mm.
Até hoje estavam parecidas no acumulado mensal, e nem todas as zonas são afectadas da mesma maneira, mas levanta suspeitas.
Ainda por cima pelo que consultei nuns pdf há uns anos Manhouce tinha uma média anual entre 2500/3000mm e Oliveira de Frades entre 2200/2500mm.
Ainda por cima já suspeito de outras estações do ipma, como as de Viseu, mas essas por defeito.

Confio mais facilmente numa série de estações wunderground.
As estações CIM não são todas de confiança. As IPMA pecam por manutenção.
Também estou de acordo que um grupo de estações WU pode dar uma informação mais consistente, mas o problema neste caso é as condições de instalação e os locais escolhidos terem pouco valor climatológico.

mas o problema neste caso é as condições de instalação e os locais escolhidos terem pouco valor climatológico.
Sim, mas eu já falo depois de terem levado com o meu escrutínio, consigo perceber com alguma precisão se estão bem ou mal instaladas.
A de Manhouce por exemplo já acumulou 150mm diários, mas o evoluir ao longo do dia, observação do radar e estações vizinhas, não me fez suspeitar do valor.
Estes 70mm de Oliveira de Frades em 3 horas deixam-me muito de pé atrás.

Abrandou a chuva por aqui, 70.4mm.

P.S.
Agora sim está a levar com eco laranja, mesmo em cima da estação de Oliveira de Frades, um eco que acho que não vi o dia todo no radar, e a de Manhouce mal está a azul curiosamente.

Às vezes pode ser uma questão de orientação da encosta onde a estação está, conjugado com a orientação da frente, a favorecer bem mais uma estação em relação a outra, mas acho muito difícil de explicar as diferenças de hoje...
É continuar a analisar a estação!
1000021419.webp

Última edição:
Ligeira intensificação da chuva e acalmia do vento, 71.8mm, temperatura a subir, 13.7ºC.
Eco amarelo em cima de todo o curso do rio Vouga, desde a nascente do rio(Sernancelhe) até à foz.
vouga.jpg

17mm em Vila Nova de Paiva(cim) das 22h às 23h, na mesma hora a estação wunder da vila teve 14mm, radar maioritariamente verde, amarelo em 5/10 minutos.

Mas agora Oliveira de Frades está a levar com ecos amarelos/laranjas consecutivos, curioso pelo valor das 22h às 0h.

Última edição:
Sim, mas eu já falo depois de terem levado com o meu escrutínio, consigo perceber com alguma precisão se estão bem ou mal instaladas.
A de Manhouce por exemplo já acumulou 150mm diários, mas o evoluir ao longo do dia, observação do radar e estações vizinhas, não me fez suspeitar do valor.
Estes 70mm de Oliveira de Frades em 3 horas deixam-me muito de pé atrás.

Abrandou a chuva por aqui, 70.4mm.

P.S.
Agora sim está a levar com eco laranja, mesmo em cima da estação de Oliveira de Frades, um eco que acho que não vi o dia todo no radar, e a de Manhouce mal está a azul curiosamente.

Às vezes pode ser uma questão de orientação da encosta onde a estação está, conjugado com a orientação da frente, a favorecer bem mais uma estação em relação a outra, mas acho muito difícil de explicar as diferenças de hoje...
É continuar a analisar a estação!
Ver anexo 18558
Por Bertelhe chove ferozmente na última meia-hora, com ventania insuportável. Ainda bem que veio a esta hora que já está tudo em casa.
O cão foi lá fora 2 minutos e voltou para dentro para ser preciso secá-lo com duas toalhas (na falta de estação, o acumulado é feito no pêlo do cão) :huhlmao: :huhlmao:
Agora mais a sério, dado que a chuva está a cair quase na horizontal, isso não afecta a medição dos pluviometros, por defeito.

37,3 mm das 22:00 às 23:00 em Oliveira de Frades (CIM).

Ver anexo 18562
Valor absurdo à primeira vista.
A favor do valor, pode-se ver que os ecos do radar foram fortes por lá(muitos minutos de amarelo/laranja) e numa faixa muito estreita, a zona mais chuvosa foi mesmo entre Aveiro(11mm) e Vila Nova de Paiva(17mm), Oliveira de Frades é precisamente no meio, ter o triplo da primeira e o duplo da outra não é escabroso, conhecendo a orografia.
6km a nordeste, Souto de Lafões teve 15mm nessa hora, está a 280m de altitude e numa "sombra" profunda a Este da zona de oliveira de frades e da zona industrial, onde a estação da cim está, a uns 550m.

Quero acreditar no valor, pois adoro valores elevados de precipitação e baixos de temperatura :lol: mas a minha suspeita cada vez aumenta mais.

P.S.
Viseu(aeródromo), que eu acho que regista por defeito, teve 6.3mm das 23h30 às 23h40, na mesma faixa que afectou Oliveira de Frades, mas o eco apenas foi amarelo/verde...
6km a sul, tive 0.4mm, eco azul intermédio.
Um dado a favor dos 37mm horários.

Das 23h às 0h Viseu(aeródromo) teve um acumulado 1.8 vezes maior do que Viseu(c.c.), exactamente 1.5km a sudeste, 12.7mm vs 7mm.
e73889b0-ff2c-498c-9cf0-5d6dab3a80c4.jpg

A proporção de precipitação de Oliveira de Frades para Souto de Lafões foi de 2.5x, e a distância de 6km, à luz do exemplo acima, já parece mais credível, diferenças grandes de acumulado estão a acontecer em distâncias curtas.

Última edição:
Não consigo ficar convencido, mesmo assim.
136,6 mm em 6 horas? Nenhuma outra estação no mapa com valor semelhante?
É demasiado é, não vou considerar o acumulado de ontem dessa estação.
9.9ºC, 9.9mm desde as 0h.
As temperaturas baixaram bem, 5.2ºC no Cotelo, ontem andava pelos 9.5/10ºC.

Summary

January 27, 2025

HighLowAverage
Temperature16.8 °C12.2 °C15.1 °C
Dew Point16.6 °C11.6 °C14.9 °C
Humidity99 %95 %99 %
Precipitation41.71 mm -- --
HighLowAverage
Wind Speed19.8 km/h0.0 km/h5.3 km/h
Wind Gust29.5 km/h--8.0 km/h
Wind Direction -- -- WNW
Pressure1,013.61 hPa1,009.72 hPa --