Tive por aqui uma curta mas intensa sessão de chuva (com granizo, pareceu-me pelo ruído nas minhas varandas), vento forte e trovoada. Já acalmou.
Noutros tempos era comum construírem essas passagens hidráulicas em zinco, muitos vezes com pouca capacidade de escoamento, e com o tempo o zinco acaba por apodrecer e deixa de sustentar as terras. Ainda há bastantes passagens destas no país.Nessa obra da N329, cortaram o leito da ribeira de Porto da Nave (nasce nas altitudes de 1000m de Leomil) com um talude deixando um encanamento insuficiente na base, em vez de fazerem uma ponte. Provavelmente até haveria uma antiga ponte no local (Rua da Ponte Serdeira). É revelador a forma como tiveram que ancorar os 'rails' com estacas metálicas profundas, talvez por saberem que o talude era frágil demais para suster um embate de viatura pesada.
Ver anexo 18583
Ver anexo 18580
Ver anexo 18581
Ver anexo 18582
Obviamente agora vão ter mesmo que fazer uma ponte.