Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2009

Post Original de ALBIMETEO
Olá,boas tardes aos membros e visitantes,este é o meu 1 post.Residente em Castelo Branco terra de muito calor neste momento, ontem registei a máx.do ano 36 graus mas hoje vai subir muito + as 13,00h 34 graus.

Até já.

Boas tardes:).

Antes de mais nada,faz hoje um ano que por aqui escrevi a primeira mensagem neste interessante fórum :cheers:.

Ao longo deste deste 1º ano onde tenho aprendido muita coisa,tenho passado bons momentos na companhia destes meteoloucos,e eu sou um deles,com uma boa taxa assiuidade neste fórum,até ao momento 1863 posts:w00t:,e é para continuar:thumbsup:.

Por aqui vou com céu limpo,vento fraco.

Hoje a temperatura já vai mais alta,como estava previsto.

Actuais 31.8ºC e 15%:shocking: de HR,muito baixa.

De Viseu reporto céu limpo e uma tempertura actual, ao contrário do que esperava, mais alta cerca de 3ºC do que a previsão(27ºC!!!)...:eek:

Estão cerca de 29.7ºC:hehe:, vento de N a 19km/h e 35% d HR.

Boas, aqui tenho 25,8ºC, 32% e 1022 hPa, com céu limpo e vento fraco a moderado de NW. A mínima foi de 9,2ºC, e na estação do IM foi de 6,9ºC, creio que a mais baixa do país junto com Arouca, algo pouco comum durante o verão. Uma aldeia a poucos Km da fronteira portuguesa tinha esta temperatura às 06h:
t_cyl_2009071805.jpg

Essa aldeia reflecte a temperatura a que se pode ter chegado em algumas aldeias da região e nos vales em geral.

Boas, aqui tenho 25,8ºC, 32% e 1022 hPa, com céu limpo e vento fraco a moderado de NW. A mínima foi de 9,2ºC, e na estação do IM foi de 6,9ºC, creio que a mais baixa do país junto com Arouca, algo pouco comum durante o verão. Uma aldeia a poucos Km da fronteira portuguesa tinha esta temperatura às 06h:
t_cyl_2009071805.jpg

Essa aldeia reflecte a temperatura a que se pode ter chegado em algumas aldeias da região e nos vales em geral.

0ºC naquele que é, em média, o mês mais quente do ano :D

Por agora 26,7ºC e céu limpo.

extremos de hoje:

9,0ºC / 27,7ºC

Por Viseeu está céu pouco nublado por nuvens altas, e por fumo, provavelmente originado por um incêndio, uma vez que preeenche o orizontedos quadrantes E , N e S.

Vou investigar nas fotos de satélite:intrigante:!

De Viseu reporto céu pouco nublado por nuvens altas, 25.3ºC, 41% de HR e 1019.6 hPA.

O vento mantêm-se moderado de W a 19km/h.
Imagem de satélite:
vwtgsgoacmg0z.jpg

Céu limpo, excepto algumas nuvens altas, no litoral norte...:D

t_cyl_2009071805.jpg

Nesse mapa vê-se grandes variações de temperatura em distâncias não propriamente grandes.
Há locais representados até a verde. Tendo em conta que isto será numa das horas mais frescas, tem alguma representatividade.
Existem informações sobre a altitude desses locais?

t_cyl_2009071805.jpg

Como consegues ter essas informações de aldeias, ou cidades pequenas?
Só consigo ter as informaçõesopara Mantaeigas e outras cidadesa da zona, mas nem sequer de Viseu.
POdes-me informar do percurso detalhado para l
á chegar?

Obrigado..;)

Neste momento 21,2ºC, 44% e 1021 hPa. Extremos do dia: 9,2ºC / 26,2ºC.

Nesse mapa vê-se grandes variações de temperatura em distâncias não propriamente grandes.
Há locais representados até a verde. Tendo em conta que isto será numa das horas mais frescas, tem alguma representatividade.
Existem informações sobre a altitude desses locais?

É preciso não dar muita atenção às cores pois elas reflectem as temperaturas de pouquíssimas estações (representadas por pontinhos). Aquele verde a SW já tem a ver com as temperaturas das estações a sul, na Extremadura espanhola. Sobre a altitude, a de Mahide de Aliste é de 823m e deve ter uma topografia que favorece a acumulação de ar frio sob estabilidade atmosférica. A maior parte da meseta está entre os 700m e os 900m.

Como consegues ter essas informações de aldeias, ou cidades pequenas?
Só consigo ter as informaçõesopara Mantaeigas e outras cidadesa da zona, mas nem sequer de Viseu.
POdes-me informar do percurso detalhado para l
á chegar?

Obrigado..;)

São da página do meteoclimatic, todas as estações são amadoras.

Boa noite,

por aqui também confirmo a noite mais fresca do mês, já bem dentro do verão, mas que não teve correspondência com o caloraço da tarde...

Resumo

z z z z z z z z z z z z