Seguimento Interior Norte e Centro - Julho 2010

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início

Bem, embora seja no Sul posso dar-lhe uma informação em geral, que serve para todos os casos deste género (noticias sensacionalistas). As temperauturas válidas não são as tiradas ao sol. As temperaturas tiradas à sombra numa estação metereológica são as que podemos considerar fiáveis. Hoje a temp mais alta nem sequer foi na Amareleja, foi em Alcacer do Sal, com 42.1ºC, logo seguido de Alvega com 41.7ºC e Amareleja teve uma máxima de 41ºC.

Bem, embora seja no Sul posso dar-lhe uma informação em geral, que serve para todos os casos deste género (noticias sensacionalistas). As temperauturas válidas não são as tiradas ao sol. As temperaturas tiradas à sombra numa estação metereológica são as que podemos considerar fiáveis. Hoje a temp mais alta nem sequer foi na Amareleja, foi em Alcacer do Sal, com 42.1ºC, logo seguido de Alvega com 41.7ºC e Amareleja teve uma máxima de 41ºC.

Estou de acordo contigo.

Mas apenas um reparo: a estação mais quente foi Coruche, com uma máxima horária de 42,5 ºC. Certamente entre as medições horárias rondou os 43 ºC.

Os extremos de hoje por aqui foram 18,8ºC / 31,3ºC. Pensei que esta noite fosse de mínima tropical mas a temperatura tem estado a descer bem, tenho agora 21,8ºC e algum vento de NE.

Estou de acordo contigo.

Mas apenas um reparo: a estação mais quente foi Coruche, com uma máxima horária de 42,5 ºC. Certamente entre as medições horárias rondou os 43 ºC.

Ahh pois escapou Coruche:( (pois acontece :rolleyes:)
Mas hoje se nao estou em erro podemos não vir a ter temperaturas tão altas nas regiões do Interior Centro e Sul. E isto porque (como se pode ver no meteograma da wetterzentrale) há uma mudança ligeira de ontem para hoje.

Para além do facto de a isobara de 1020 hPa estar agora menos inclinada para sul, repare-se que o nucleo depressionario se desloca muito ligeiramente para sueste. Ora, normalmente as baixas pressões à superfície correspondem à zona de maior aquecimento, e ontem ela estava mais perto do Sul de Portugal, hoje parece mais próxima de Espanha, sobretudo do Guadalquivir (repare-se que ontem Sevilha e Cordoba nem sequer tiveram temperaturas muito altas, estiveram nos 41ºC, o que para estas cidades nem é nada de especial, enquanto hoje para as provincias de Cordoba e Jaen estão previstos 43-44ºC nalguns locais).
De qualquer modo, é sempre bom de ver: é dificil prever com exactidão as temperaturas, e hoje parece voltar a ser um dia muito quente, mas pelos factores descritos, muito me admiraria se as temperaturas hoje igualassem as de ontem e mais ainda se as ultrapassassem.

Devido ao um acidente que impossibilitou a medição de dados de vento(o anemómetro tombou e partiu uma das pás), a minha estação hoje estará sem dados de vento, que é pena com estas rajadas até bem fortes, mas talvez a arranje ainda esta manhã.

Assim, estará o termohigrómetro à sombra, podendo ter dados reais da temperatura e humidade actuais.

Céu limpo, vento moderado com rajadas por vezes fortes.

Actuais 25.7ºC e 44%HR.

haha e agora chegou aos 44.1ºC, deve estar ali uma coisa um pouco mal montada.

amanha passa os 50ºC e é notícia de abertura do jornal da tvi:lol::lol::lmao:

Edit: nos últimos 10min desceu 6ºC:huh::huh::confused::confused:

eles bem mostraram na imagem o termómetro da farmacia a apontar para 50.0ºC :lol: