Boas
Por aqui a manhã foi de céu nublado. Vão crescendo alguns cúmulos na serra da Estrela mas nada de especial. O vento sopra fraco a moderado de Oeste...
Sigo com 31.2ºC
Por Viseu, foi uma madrugada muito atribulada. Apesar de uma acumulação de apenas 5,5mm, houve trovoada e bem forte por mais de 2h, pelo menos das 3h ás 5h, onde foi quase impossível adormecer.
A frequência e intensidade da tempestade foi tal, que houve altura em que houve 7 relâmpagos nem com 1s de intervalo. ASSOMBROSO! E granizo também grande, felizmente por menos de 5minutos.
Esta tarde, o calor é muito, com tempo abafado por alguma humidade da madrugada, mas por agora tudo está calmo. Veremos o virá daqui!
A situação parece ser algo intensa, os topos da nuvem parecem ser altos o que poderá causar episódios de granizo forte, como já foi observado em Trancoso.
Estive a falar com alguns habitantes da aldeia de Celeirós do Douro, Sabrosa.
Os estragos são muitos, principalmente na agricultura, onde mais de 90% da vinha ficou completamente destruída, assim como olivais e outras árvores de fruto. Alguns carros ficaram danificados com amolgadelas e vidros partidos e também há casos de alguns telhados com telhas partidas.
Deixo aqui uma foto que encontrei no Facebook, de um grupo existente da aldeia.
Um alinhamento convectivo de orientação sudoeste/nordeste desloca-se para noroeste, atravessando agora o maciço montanhoso formado pelas serras do Marão e do Alvão, provocando precipitações muito fortes em alguns locais. Note-se que o sistema se encontra em deslocamento, pelo que cada local será afectado por esta linha de instabilidade por um período de tempo entre 15 a 30 minutos ...
Muita chuva grossa torrencial e trovoada intensa com descargas quase de 5 em 5 segundos em Azinhoso ( a 5 Km de Mogadouro,distrito Bragança) segundo informação que tive agora mesmo através de familiares na zona.