Seguimento Interior Norte e Centro - Junho 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Acordei por volta das 3h40 da manhã com o barulho da chuva a cair forte. Levantei-me para pousar as persianas e impedir que molhasse a madeira dos quartos e sala de estar. Estava bem fresquinho. Durante algum tempo, não consigo precisar quanto, choveu bastante e ouvia-se trovoada moderada. Lá voltei a adormecer não sei a que horas.

Em Azinhoso céu parcialmente nublado e tempo algo abafado, algumas células nas redondezas :trovao: e bastante escuro para NE.

22.6°c actuais.

Apanhei chuva torrencial e trovoada no caminho para cá, ali na zona do viaduto do Corgo, perto de Vila Real, também algum granizo, visibilidade muito reduzida na auto-estrada.

noite com imensa chuva,vento forte e trovoada.
O céu e as montanhas receberam muitos clarões e raios ,muitos quase na horizontal

21.1ºC, 76%hr, vento moderado, céu escuro a Sudeste, vai chovendo a poucos quilómetros.
1000011943.jpg

Mangualde de 27.4mm para 31.2mm em poucos minutos, e continua a acumular.

radar.jpg

Última edição:
Ouvem-se roncos ao longe em Azinhoso, muito escuro para S e SE.

Boa noite,

Final de tarde complicado em Loriga com trovoadas persistentes e um dilúvio como já há uns anos não se via. 61 mm acumulados entre as 17:50 e as 20:00 segundo a estação do WU. Não estou pela vila mas pelo que me relataram as ruas transformaram-se em ribeiras, vale que os declives conseguiram suster a carga de água que caiu e não aparenta ter havido danos de maior. Este fim de semana tem estado a decorrer a prova de ultratrail da Serra da Estrela (o Oh Meu Deus), vários atletas foram forçados a desistir devido às condições muito difíceis a determinada altura.

No total o dia vai com 68 mm (somam-se 7 mm devido às trovoadas da madrugada). A temperatura chegou a cair para os 12 °C durante a tempestade, mas já recuperou um pouco entretanto.

Segundo o registo da estação WU Loriga, começou a chover cerca das 17h40.
Pouco minutos antes das 18h a chuva tornou-se forte a muito forte, com cerca de 2 a 3mm em cada 5 minutos.
Por volta das 18h20 aumentou ainda mais e em 10 minutos caíram 12 mm.
Manteve-se muito forte (2 a 4mm/5minutos) até às 18h45, e novo período de 10 minutos com novamente 12 mm.
Nesta altura, poucos minutos antes das 19h, uma hora passada desde o início da chuva forte, o acumulado já era de 50 mm só nesse período de 1 hora.
A partir das 19h00 foi diminuindo gradualmente até terminar pouco minutos depois das 20h. O acumulado desta tempestade, que durou cerca de 2 horas e meia atingiu assim os 61 mm, a que se somaram os 7,1mm de dois aguaceiros durante a madrugada ficando o total do dia nos 68,1mm.

Graf-WU_Loriga_20240608-21h55.webp

A última descarga eléctrica desta trovoada (e do dia em todo o território) foi às 19h07.

DEA_Loriga_20240608-180637.webp

Boa noite,

Final de tarde complicado em Loriga com trovoadas persistentes e um dilúvio como já há uns anos não se via. 61 mm acumulados entre as 17:50 e as 20:00 segundo a estação do WU. Não estou pela vila mas pelo que me relataram as ruas transformaram-se em ribeiras, vale que os declives conseguiram suster a carga de água que caiu e não aparenta ter havido danos de maior. Este fim de semana tem estado a decorrer a prova de ultratrail da Serra da Estrela (o Oh Meu Deus), vários atletas foram forçados a desistir devido às condições muito difíceis a determinada altura.

No total o dia vai com 68 mm (somam-se 7 mm devido às trovoadas da madrugada). A temperatura chegou a cair para os 12 °C durante a tempestade, mas já recuperou um pouco entretanto.
Obrigado pelo teu relato, detalhei os dados numéricos um pouco mais na mensagem anterior.
Irei publicar ainda as sequências de radar e de DEA.
Espero que não tenha havido problemas de maior, nem acidentes com os concorrentes da prova. :thumbsup: