Seguimento Interior Norte e Centro - Maio 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Essa fantástica célula era visível na perfeição no IP3 mas infelizmente fui desprevenido...
Cá pela tarde as estruturas mais interessantes foram estas:
vSpVbYz.png

utYOe2S.jpg

R4xsS0O.jpg

HonsAhQ.jpg

Daqui sigo com frescura, 23ºC, após máxima de 28ºC, mais baixa do que nos últimos dias. Sim, a estação do Caramulo está com algum problema.

Algum vento de noroeste, creio ser causado pela evolução da convexão em Espanha.

Daqui vê-se bem a célula a leste da Serra da Estrela, ocupando até cerca de 8º de altura no horizonte. Quando escurecer, se a tempestade persistir, vai ser um show bonito de ser ver. A bigorna deve ter aí uns bons 30km de largura.

Do meu ponto de perspectiva está mesmo por cima da Serra da Estrela. Obviamente na realidade está por detrás.

Outro ponto: hoje não esteve também uma boa concentração de poeiras? Até meio da tarde estava uma bruma bem densa aqui no sopé do Caramulo, e não havia incêndios em redor. Parece-me que hoje tivemos uma alta concentração de poeiras do norte de África. Alguém me corrija se estiver errado...

• Gosto
Reactions: StormRic
Essa fantástica célula era visível na perfeição no IP3 mas infelizmente fui desprevenido...
Cá pela tarde as estruturas mais interessantes foram estas:

:thumbsup: essa torre foi espectacular também, um congestus "magrinho" que bem se esticou mas não tinha alimento suficiente para se manter. Foi quase. Boas fotos!

Fotos fantásticas aqui partilhadas :w00t::palmas:
Também tenho umas fotos desta tarde dessas células :thumbsup:

:cool: venham elas! :w00t:

• Gosto
Reactions: Joaopaulo
Outro ponto: hoje não esteve também uma boa concentração de poeiras? Até meio da tarde estava uma bruma bem densa aqui no sopé do Caramulo, e não havia incêndios em redor. Parece-me que hoje tivemos uma alta concentração de poeiras do norte de África. Alguém me corrija se estiver errado...

A carga total era muito pequena, inferior a 100 miligramas por metro quadrado,

mas a concentração à superfície ainda era antecipada com algum valor, embora mínimo, inferior a 10 microgramas por metro cúbico:

(clicar nas imagens para aceder às páginas)

Penso que a bruma de calor também ajudou e é possível que o fumo de incêndios nos últimos dias se tenha mantido estagnado nalguns níveis acima da superfície.

Por volta das 21h-21h30 estive a ver um bom show na direcção leste; via-se a bigorna por detrás da Serra da Estrela com relâmpagos a cada 1-2 segundos, a iluminar a nuvem ora por inteiro, ora certas partes. Vi durante cerca de 20min, agora já não se vê nada. A actividade diminuiu e está para o interior espanhol. Já há bastante tempo que não presenciava uma trovoada assim.

• Gosto
Reactions: keipha
Por volta das 21h-21h30 estive a ver um bom show na direcção leste; via-se a bigorna por detrás da Serra da Estrela com relâmpagos a cada 1-2 segundos, a iluminar a nuvem ora por inteiro, ora certas partes. Vi durante cerca de 20min, agora já não se vê nada. A actividade diminuiu e está para o interior espanhol. Já há bastante tempo que não presenciava uma trovoada assim.
Que inveja. Eu estou tapado por arvores e não tenho linha de vista para E. Azar. Quem está no Caramulo é que deve ter tido uma vista brutal

boas

por aqui dia de céu limpo, com bonitas nuvens ao longo da tarde. também tirei uma foto a uma formação para lá da Serra da estrela, possivelmente a mesma célula, que os colegas fotografaram, Não tenho a certeza. a qualidade não é a melhor, tenho um telemóvel fraquito para fotos :D
atualmente está tudo calmo, sem vento e com 18.3ºC

temperaturas: 15.4ºC mínima \ 27.3ºC maxima

JjJXu0x.jpg