Pedro eu conheço relativamente bem Viseu e entendo bem o que queres dizer. Mas em termos de previsão meteorológica temos que ser por vezes pragmáticos. Cotas a rondar os 600/700m com geopotenciais baixos e temperaturas em altitude bastante baixas podem significar neve a cota mais baixa que o prevista. Nestes casos até com temperaturas positivas como aconteceu em alguns locais. A previsão de neve é tão arriscada como dizer que hoje só iria chover em Viseu. Se nevasse provavelmente estarias a criticar o IM por isso.
Isto apenas para dizer que previsões nestas condições não são fáceis. Ou seja, para mim existem "erros" se assim quiseres chamar, mais graves que esse...
Foi apenas isto que quis dizer, e entendo perfeitamente a tua argumentação...
Bons registos e, já agora, boa sorte para o "elemento branco nos próximos dias (quicá horas...).
Ainda bem que entendes o que o Pedro refere, pois dizes conhecer bem Viseu! Eu tenho Viseu como uma terra fria e ventosa, fresca no Verão, mas isso é a minha memória!
Na minha humilde opinião, nunca e em circunstancia alguma podemos ignorar 200m de altitude! A estação identifica mais ou menos viseu, mas 200m é muito mesmo, não será certamente representativa da cidade Viseu!
A colocação de uma estação meteorologica não é fácil, pois deve ser o mais representativa possível e significa que se encontra num local onde:
- As condições meteorológicas sejam sensivelmente as mesmas para a cidade. Para garantir isto há que garantir o seguinte:
. Localizar-se não na média altitude da cidade mas na mediana.
. Localizar-se num local onde predominam os ventos dominantes sobre a cidade.
. Localizar-se num local onde o efeito celula urbana também seja mediana e não de uma média.
O que se pretende é que represente uma cidade, uma população, certo? Estamos de acordo.
Agora, uma coisa é certa: o óptimo é inimigo do bom, e por isso nem sempre é possível construir onde seria ideal devido a vários aspectos, financeiros penso eu!
Um exemplo ideal é Castelo Branco, a estação encontra-se abaixo da média de altitude ([alta+baixa]/2) mas mais próximo da mediana da cidade. E encontra-se numa zona relativamente livre para receber os ventos dominantes.
É a minha opinião, embora a estação não fuja muito à idéia que tenho de Viseu!
Acredito que falte alguma regulamentação e que outras terras evoluem de tal forma que as estações se tornem menos representativas, mas então haverá algo a fazer, decerto num país como o nosso será utopia, mas é a minha opinião!