Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Nete momento com o céu parcialmente nublado cai um aguaceiro moderado.

Céu muto nublado com excepção da zona poente, trovoada no alto da Serra da Estrela, sem precipitação.

Hoje parece-me que as maiores probabilidades de festas estão no Interior Centro! Boa sorte!;)

Festa, festa está na Andaluzia e Castela-a-Mancha, Comunidade
Valenciana e Sul da Catalunha!:(

images.php

boas
por gouveia a noite foi calma com ceu geralmente limpo.
nao houve vento durante a noite.
duranta a manha o ceu esteve limpo começando a aparecer nuvens de formação verticar que neste momento esta bem formadas.
esta a aproimar-se vinda da serra uma celula com muita actividade :w00t:ja se houve bastantes trovoes vamos ver o que vai dar..:p

a MIN: 12.3ºC
actual: 30.4ºC

Em Nelas passou uma pequena célula que ainda me presentiou com meia dúzia de relâmpagos.

Na Serra da Nave em Moimenta da Beira presenciei o formar de pequenos cúmulos que deverão ter sido responsáveis por umas trovoadas por aquela zona.

parece estar algo a formar-se aqui por cima, vamos la ver...mas o mais provável e não dar em nada.:(

ps-ups... topico errado, alguem que mova para o Litoral centro

Hoje o distrito de Viseu está em alta...
Por cá hoje o céu acordou maioritariamente nublado por cumulus e altocumulus, tornando-se limpo à hora do almoço.

Por volta das 13h começou a convecção a valer, que começou na Serra da Estrela, mas vendo as imagem de satélite muitas células rebentaram em cima de mim e continua...

Ainda há cerca de 1h tive durante 50/60min um aguaceiro fortíssimo, com granizo a saraivada, descargas intensas, muito perto, estrondosas e frequente:p

O mal desta maravilha foi o estrago as vindimas...
por cá estava tudo óptimo e preparado para a colheita, mas parece que este ano as vindimas vão ser um desastre...

O lado bom é que parece que vem aí mais, depois de 10.2mm e uma bela festa de raios e trovões, que já se avista ao longe, parecendo-me aproximar-se.

com a vinda da tempestade,a a temperatura baixou rapidamente, como nunca tinha contemplado: em 20min desceu 3.4ºC, e até a tempestade chegar em pleno desceu dos 23ºC para os 16.4ºC!!!!!!!!!!!!:w00t::rain::rain::rain::rain::rain::rain:

A HR subiu para os 100% em 5min, vinda dos 40%, e a pressão atmosférica baixou cerca de 3hPa em 20min.:D

Actuais 1009.9hPa, 91% de Hr e 17.5ºC.;)

2 aviões do INEM, vindos de uns 4/5km a sul sobrevoam o sítio, a coisa um pouco mais a sul deve ter sido mesmo feia...

Ainda por iam iam para o Hospital:direcção!!!!:(

--------------------------------------------------

Vejam isto:http://www.meteo.pt/pt/otempo/trovoada/

Um total de 1650descargas...

caiu uma forte trovoada em gouveia... :w00t:
veio do interior da serra e que descarregou a valer... eu gravei 2 partes de 10 minutos que daqui a pouco vou por no youtube... depois ponho os links aqui...

ja estou em santa comba dao. neste momento esta a chover moderadamente, quando cheguei vi por aqui houve alguns trovões mas agora esta a chover levemente e sem vento aleluia uma regazita bem vinda....

actual: 23.3ºC