Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Senão chover logo a partir do dia 29, um queijinho da Serra da Estrela fica prometido a cada um dos membros daqui do forum! :w00t:

Olha que eu não me esqueço...
Queres que te envie a morada?:lmao::lmao::lmao:

Resumo do dia 20/9/2009:

Céu em geral pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde por nuvens convectivas, sendo por nuvens altas a partir do meio da mesma.
Neblina matinal.
Vento em geral fraco durante a manhã, passando a moderado de W a N, com rajadas na ordem dos 20a 25km/h, durante a tarde.

Tºmáx:24.3ºC
Tºmín:9.6ºC
Precipitação(mm):0.00
Rajada máx:36.4km/h
Horas de sol:7.1h
HR méd:76.3%

Por cá o céu vai apresentando algumas nuvens, altas a N e convectivas a S e E, mas nada aqui perto.

Actualmente tenho 18.2ºC, 1022.9hPa e 61%HR.;)

Enquanto as nuvens altas se vão desvanecendo aW e N, a convecção ganha força, criando nuvens cada vez maiores, mais perto e mais rápido.
O vento finalmente vem de E a SE:winner: :uau:, que me vai trazendo nuvens, que já andam a cerca de 40/50km...:w00t:

Apesar da nebulosidade, não espero nada, porque ontem começou mais cedo e não deu em nada!

Sig com 22.1ºC, 1021.9hPa e 41%HR.:D

Caro ALBIMETEO, qual é o aspecto dessas nuvens?
Pode enviar-me uma foto'

É que acho estranho que sejam médias, pois quando são de origem convectiva, num dia como o de hoje costumam ser baixas, como cumulus e stratocmulus, e olhando para SE e as imagens de satélite, é o que vejo...

Por cá o céu vai ganhando nebulosidade convectiva, agora um pouquito mais longe, pois o vento rodou temporariamente para W, empurrando-as.:mad:

Parece que hoje tudo foge de mim...:sad:
As cumulus e stratocumulus fugiram para S, mas estão já a mais de 80km!:(

Para compensação, não muito longe daqui, a cerca de 30a 35kma W, sobre a Serra do Caramulo, formam-se agora algumas cumulus, já bastante desenvolvidas verticalmente, bem mais que as da Serra da Estrela e da Serra da Lousã.:D

AGora o céu apresenta-se mais limpo, principalmente a S...;)

Sigo com 23.2ºC, 29%HR:ekk: e 1019hPa.:D

Aguparam-se muitas das stratocumulus que ainda existiam a E, e formaram uma grande massa de stratocumulus, já em dissipação.:w00t:

Por aqui depois duma tarde cheia de nuvens convectivas, agira reinam as nuvens altas, que me deram uma baixa de temperatura, aliada a um vento de N, em geral moderado.

Sigo com 20.0ºC, 34%HR e 1018.4hPa.;)

21,9ºC e alguns cirrus.

Extremos de hoje:

8,9ºC / 22,9ºC