Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2012

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Bom dia!

Bem que excelente rega tivemos hoje por aqui! Até me fez acordar, tal era o ruído da chuva e dos trovões,
por volta das 07H00.

Algumas ruas ficaram cheias de folhas, arrastadas pela chuva, embora sem vento.

Consultei os gráficos de precipitação acumulada (site IM), havendo 2.5mm a partir das 06H00 (o que acho pouco,
tendo em conta que eram aguaceiros moderados a fortes em alguns momentos). A partir das imagens
de radar do IM, constato que a precipitação mais forte e continua ocorreu na zona sul (onde resido)
da cidade. Daí que o local da estação do IM, não revele a chuvada que ocorreu por esta zona da
cidade, nomeadamente desde as 05H20 até às 08H30.

Mas decerto, virão mais aguaceiros ao longo do dia, com o aquecimento e consequente convetividade, favorecendo
o desenvolvimento vertical das nuvens.

Boa tarde :).

Pelo que foi dito pelo Paulo H...é verdade,pelas 7h 20m acordei com o som da chuva e trovoada por cima do meu bairro,foram 40 minutos bem chovidos,e por vezes bem forte,como sabem o meu bairro tambem fica na zona sul da cidade,foi por onde passou a maior parte,atreve-mo a dizer foi para ai entre 10 a 15mm de :rain:,(o meu pluviómetro já algumas semanas que perdeu o contacto com a consola,ontem ao final da tarde tentei pô-lo a comunicar,mas não consegui :mad:),neste momento céu limpo e o ambiente vai aquecendo,com 29.9ºC e vento fraco.

Atenção às regiões do vale do Rio Douro: possibilidade de aguaceiros e trovoadas, pontualmente concentradas, nas próximas horas.

Acompanhar nos radares disponíveis.

EDIT: Concelhos de Lamego, Peso da Régua, S. Marta de Penaguião, Mesão Frio, Sabrosa, Vila Real ...

Possibilidade de aguaceiros pontualmente fortes.

Grande célula se está aí a formar!! :thumbsup:

O ar está tão seco que há imensa virga, poucas são as pingas que chegam ao solo.

Continua a trovejar espaçadamente e cada vez mais perto.