Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2015

Boa noite. O dia foi de céu geralmente nublado ainda que houvessem bastantes abertas. De momento o céu está muito nublado com a aproximação da frente quente que deve trazer chuva essencialmente fraca a moderada. Temperatura atual de 13.9ºC e vento fraco.

Não sei ao certo o que esperar para este evento:intrigante:, o GFS tem desvalorizado a situação para aqui de saída para saída. De mais de 30mm que chegou a prever numa hora, agora o máximo que mete numa hora são 19.1mm às 15h de amanhã (saída das 18h).

Por outro lado estou confiante de que o Caramulo potencie maiores acumulados, o vento forte de Oeste juntamente com a vorticidade desta hipotética ciclogénese explosiva nos níveis altos (850hpa) deverá convergir com o Caramulo fortalecendo a quantidade de água precipitável. Logo se vê se o aviso laranja foi desmedido ou não, de qualquer forma o que interessa é prevenir. É nestas alturas que gostava de ter dados próprios de uma estação amadora:rolleyes:, e aqui só posso agradecer ao Keipha pelos seus dados, se bem que podem não ser os mais corretos em termos de precipitação dado a resolução de 0.5mm da estação, mas é melhor que nada:thumbsup:. E seria também interessante se a estação do Caramulo estivesse a trabalhar mas como sabemos isso deve ser como se costuma dizer ''para o dia de São Nunca à tarde''

E é caso para dizer que o radar de Arouca vai estrear-se a monitorar a sua primeira grande tempestade:lol:.

Última edição:
A RUEMA do Caramulo dava um jeitão nestas alturas. Mas infelizmente não há meio de ela acordar novamente. Quer um limpeza do espaço e descobrir o porquê do funcionamento tão intermitente . Espero que os modelos se enganem e que seja um evento que valha a pena, que não seja uma montanha a parir um rato. Acredito na sua análise sobre o Caramulo, Mr. Neves.
Vamos ver se este evento vai ser potenciado pela orografia do "nosso" Vale Beirão.

Reparei agora em mais uma estação no wunderground em Campo de Besteiros. E parece-me que seja no quartel dos Bombeiros BVVB

É uma Netatmo, agora viraram moda pelo preço e facilidade de instalação, mas creio que os seus dados também não são muito realistas:rolleyes: Embora até tenha uma temperatura mais próxima do meu sensor, aqui tenho 14ºC lá marca 13.8ºC. De acrescentar que acho que o pluviómetro não está a funcionar, pelo menos no Domigo passado nada tem acumulado.

Última edição:
A RUEMA do Caramulo dava um jeitão nestas alturas. Mas infelizmente não há meio de ela acordar novamente. Quer um limpeza do espaço e descobrir o porquê do funcionamento tão intermitente

Julgo que no tópico do IPMA já foi informado, por um membro que faz manutenção das estações, que a estação do Caramulo estava desactivada, mas não tenho a certeza.

• Gosto
Reactions: keipha e Mr. Neves
Julgo que no tópico do IPMA já foi informado, por um membro que faz manutenção das estações, que a estação do Caramulo estava desactivada, mas não tenho a certeza.

Sim o jmbneto disse que a estação estava desativada, o pior é que nesse mesmo post, ele refere que ainda não sabem o que vão fazer com a estação:(.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: keipha e StormRic
Já chuvisca com 13.8ºC e vento nulo.

• Gosto
Reactions: StormRic
Chuva fraca, 14°C e vento nulo.

• Gosto
Reactions: StormRic
Períodos de chuva moderada, 13.6°C e vento fraco.

• Gosto
Reactions: StormRic e Thomar
bom dia.

Chuva fraca com 10,4ºC por aqui.

• Gosto
Reactions: StormRic e Thomar