ALBIMETEO
Furacão
Boas...em quatro dias,foram duas trovoadas secas ,a sul continua escuro,quase sem vento e com 21.0ºC.
E estiveram destacados também os dois dromadair estacionados no aeródromo de Viseu. Valeu a intervenção inicial bem musculadaboas
por Nelas foi o festival entre as 17h e as 18h relâmpagos bem potentes e roncos bem fortes ouvia-se dentro da fabrica mesmo com o barulho das maquinas, infelizmente estive a trabalhar, houve uns micro-cortes de energia, enquanto reiniciavam os sistemas, dava para ir ver á rua o que se passava. estava negro para a estrela.agora para as 18h já se tinha afastado. choveu pouco em nelas, vim todo o IC12 com alguma chuva.
agora aqui em Santa Comba, confirmo o incêndio são Vários mas pequeninos, o heli já tratou deles, o meu vizinho disse que caíram uns 4 raios naquela zona, e entre as aldeias Granjal e Gestosa, chuva aqui nem vê-la
esta aqui uma foto da situação actual.(ve-se algum fuma em baixo) a foto não e grande coisa
E estiveram destacados também os dois dromadair estacionados no aeródromo de Viseu. Valeu a intervenção inicial bem musculada
Foi o caos no centro da cidade. A Alberto Sampaio parecia um rio. Às 19h, quando saí do trabalho, parecia que nada tinha acontecido, com excepção dos amontoados de folhas em alguns sítios, levadas pela chuva torrencial.
Cidade de Viseu alagada em meia hora
http://www.rtp.pt/noticias/pais/cidade-de-viseu-alagada-em-meia-hora_v862154
Penso que a estação do IPMA, com 26,4 mm, não estava mesmo na área de maior intensidade. Os efeitos visíveis nos relatos e reportagens indicam mais do que 26 mm numa hora, Viseu não é Lisboa, está habituada a mais chuva.
Escola agrária. Viseu cidade é lá.Apesar de estar longe de ser perita na matéria, não me parece que, onde eu me encontrava, 26mm numa hora causassem o que vi. Esse era o registo da estação da cidade (que fica junto à escola agrária, julgo) ou do aeródromo?
Correcto. A estação do IPMA está localizada na zona E da cidade. Mas pelos fotos e relatos o pior foi mesmo a NE-N e centro da cidade.Penso que a estação do IPMA, com 26,4 mm, não estava mesmo na área de maior intensidade. Os efeitos visíveis nos relatos e reportagens indicam mais do que 26 mm numa hora, Viseu não é Lisboa, está habituada a mais chuva.
Apesar de estar longe de ser perita na matéria, não me parece que, onde eu me encontrava, 26mm numa hora causassem o que vi. Esse era o registo da estação da cidade (que fica junto à escola agrária, julgo) ou do aeródromo?
Tenho também relatos de episódios de granizo em redor da cidade e alguns locais do distrito. Não esperava nada disto hoje. Aliás nem acreditava assim em tanta instabilidade. Pensei que mais uma vez ia passar tudo ao lado, mas afinal desta vez Viseu foi o epicentro.É o da estação junto à escola agrária. O aeródromo teve um valor insignificante, o que mostra a enorme variação espacial da chuva neste evento, logo só por um grande acaso a estação terá ficado situada no local de máxima intensidade.
O pico terá sido bem superior aos 30mm.