Precisamente na tarde menos quente em muito tempo, apenas 22ºC, deflagrou o incêndio mais próximo da cidade, de todo o Verão.
Andam Canadairs a sobrevoar a minha zona na última hora, devem ir abastecer à barragem de Fagilde.
Nada mal, já assenta a poeira. Menos de 1 mm até às 15h em algumas estações da rede IPMA.
O radar mostra um polvilhado de pequenas células, algumas mais intensas até chegam a eco amarelo/laranja, mal alinhadas naquilo que deve ser a frente, com movimento rápido longitudinal para NE conjugado com a deriva da frente para Sul/SSE.
Melhor desenvolvimento nas serras a sul do Douro, esperemos que chegue ainda algo significativo à Estrela. Para o Nordeste, não parece que receba precipitação significativa, para já.
Nota-se que a altitude dos topos das células é bastante limitado, cerca de 7 Km, mesmo para aquelas nuvens que produziram acumulados locais superiores a 10 mm.
Duas estações WU, a NNE e a NE de Castro Daire, registaram a passagem de uma daquelas linhas curtas de células de eco laranja por volta das 16h20.
Tiveram os acumulados que todos desejávamos serem generalizados:
A chuva caíu forte durante cerca de 40 minutos, numa das estações acumulou aproximadamente 14 mm e na outra 11 mm, a que se juntaram alguns outros aguaceiros fracos, antes e depois, totalizando os valores indicados no mapa, recentemente acrescidos de mais um aguaceiro fraco nesta última meia hora: 19,6 mm e 14,7 mm de acumulado do dia até ao momento. Muito bom. Vários agricultores felizes naquela zona.