Seringador
Cumulonimbus
Aqui 26,7 e 22% humidade, esta última é que me tem preocupado se continua assim vamos ver tudo arder na próxima semana,< contudo após a Lua cheia a 10 poderá vir alguma humidade mas, só humidade

Seringador disse:Por acaso existe algum potencial, embora baixo para a bacia do sado, com:
Wind shear na casa dos 20kt 0-6km e Algarve entre os 25 kt entre 0-1 km;
Helicidade - entre 100 e 125 m2/s2
Cape - entre 150 e 200 J/kg
o que provavelmente dará para a formação de uns cumulus castellanos e nada mais, espero estar errado.
Como eu disse "pouco potencial" e os cumulus castelanus são as primeiras aparecer e são baixa altitude e a segir as torres e depois se atmosfera avançar para mais instabilidade vem os cumulus nimbus, etc...miguel disse:pois mas infelizmente Seringador estas certo estes cumulus que estou aqui a ver não estão nada organizados mas já são muito mais do que há pouco!!mas não se deslocam na minha direcçãotão a ir de norte para sul apesar de umas nuvens mais baixas virem de leste para oeste!!resumindo é o melhor dia de cumulus nem em Maio vi nada parecido!!Maio foi simplesmente para esquecer muito calor de mais até mas todo esse calor não foi correspondido com as trovoadas da época!!
sinceramente já começa a cansar não ver actividade nenhuma
![]()
Seringador disse:Como eu disse "pouco potencial" e os cumulus castelanus são as primeiras aparecer e são baixa altitude e a segir as torres e depois se atmosfera avançar para mais instabilidade vem os cumulus nimbus, etc...
e isso hoje não tinha potencial para atingir esse ponto.![]()