Seguimento Litoral Centro - Abril 2014

Esta linha Montijo - Moita tem a sorte dos aguaceiros ganharem muita força ao cá chegarem, não sei se efeitos do Rio Tejo se da Serra.

Talvez o efeito da Serra da Arrábida dar um "empurrão" inicial para cima quando o fluxo é húmido de SW, como um "trigger" para iniciar a convecção, que depois se calhar também é ajudada pelo tipo solo e topografia baixos e planos que aquecem bem a camada inferior da atmosfera, provavelmente favorecendo ainda mais a convecção.
 
  • Gosto
Reactions: AndréFrade
á cerca de 20 minutos ouviu-se alguns trovoes de uma célula, bastante carregada, sobre a Serra D'Aire e Candeeiros.
Agora sigo com chuva fraca.
 
Talvez o efeito da Serra da Arrrábida dar um "empurrão" inicial para cima quando o fluxo é húmido de SW, como um "trigger" para iniciar a convecção, que depois se calhar também é ajudada pelo tipo solo e topografia baixos e planos que aquecem bem a camada inferior da atmosfera, provavelmente favorecendo ainda mais a convecção.

Já aprendi mais coisas hoje. Obrigado pelo esclarecimento :thumbsup:
 
Santarém à pouco
l728v.jpg
 
André, isso é que é sorte. Eu aqui de Cacilhas limito-me a vê-las passar ou por aí, pela Moita, Palmela, Barreiro, Seixal ou Lisboa. Não sei porque raio se desvia tudo para o lado. :sad:
 
  • Gosto
Reactions: AndréFrade
como disse o aguaceiro era pequeno, foi de pouco duração, mas deu + 0.7mm sigo com 6.9mm agora chove fraco e faz sol e as bruxas a fazer pão mole :p

edit: chuva moderada agora não sei como :O