Na minha opinião, é importante saber-se a definição de chuva fraca, moderada, forte e muito forte/torrencial:Chuva torrencial agora!
FonteIntensidade de precipitação é classificada de acordo com a taxa de precipitação:[10]
- Chuva fraca: quando a taxa é inferior a 5 milímetros por hora (mm/h);
- Chuva moderada: quando taxa está entre 5 e 25 mm/h;
- Chuva forte: quando taxa está entre 25 e 50 mm/h;
- Chuva muito forte: quando taxa é igual ou superior a 50 mm/h.
Essa é a tua tua opinião! Estás cá para ver por acaso? Mas porra é esta? Que é tu para estar a duvidar do que estou a dizer?Na minha opinião, é importante saber-se a definição de chuva fraca, moderada, forte e muito forte/torrencial:
Fonte
Tendo em conta as imagens de radar, nessa zona no máximo choveu/está a chover moderado.![]()
Não é a minha opinião...Chuva torrencial agora!
Essa é a tua tua opinião! Estás cá para ver por acaso? Mas porra é esta? Que é tu para estar a duvidar do que estou a dizer?![]()
Apesar das diferentes definições há um consenso de que chuva torrencial corresponde a um rainrate ≥ 50 mm/h. Na tua zona chegou aos 10/15 mm/h no máximo, isto tendo o radar como fonte.b) aguaceiros de chuva
- fracos, para valores menores 2 mm/h
- moderados, para valores compreendidos entre 2 mm/h e 10 mm/h
- fortes, para valores compreendidos entre 10 mm/h e 50 mm/h
- violentos, para valores acima de 50 mm/h
Eu não estou a por em causa os valores de rain rate, como é óbvio, mas não tens o direito de por em causa o que estou a reportar! Não estás cá para ver!Não é a minha opinião...
Tens aqui outra fonte (IPMA):
Apesar das diferentes definições há um consenso de que chuva torrencial corresponde a um rainrate ≥ 50 mm/h. Na tua zona chegou aos 20 mm/h no máximo, isto tendo o radar como fonte.
Boa tarde,
Por aqui o acumulado segue muito abaixo do esperado. A minha estação segue com um acumulado de 7,1 mm e outras estações aqui na Península acumulam menos de 5 mm. Espero mesmo que o @Ricardo Carvalho tenha razão, e que esta frente seja apenas o início de uma série delas.![]()
Forte chuvada agora, por aqui!
Para variar, no radar, não se nota nada, dir-se-ia chuva fraca![]()