Por aqui já cai uns pingos fracos, mas grossos. Cada vez mais escuro, mas o grosso ainda passa a E e NE daqui... Muitas cortinas de chuva nessa direcção. Nada de trovoada por enquanto, mas abafado!
Boas, dia de instabilidade generalizada, a começar no Alentejo e com os ventos de SW a transportar as células para o Ribatejo e zona de Lisboa.
Aqui por Coruche ainda se sentiu bem a passagem da célula que veio de Vendas Novas, a proporcionar-me 1.1mm. Caiu algum granizo.
Parece-me que não deverá haver mais festa hoje, mas nunca se sabe.
De notar a descida de 4ºC em ~1h.
Quinta parece-me mais um dia promissor para isntabilidade.
Tem sido um espectáculo até agora, clarões e trovões fortes e constantes Isto para não falar na escuridão medonha à pouco
A célula passou toda a leste, mas ainda assim deixou uma pequena chuvada e muitas rajadas de vento. Venha a próxima
EDIT: HEIA QUE ESTRONDO, MEU DEUS Mais alguém sentiu?
Por aqui ainda está céu limpo... Por vezes ainda se ouve algum trovão longínquo, bem confundível com o barulho dos carros. Enfim, a minha terra é sempre a última a receber a trovoada!
Mesmo assim, há que salientar que a linha de instabilidade que neste momento está a aproximar-se da Região de Lisboa é só a pontinha do icebergue. Basta ver as imagens de satélite - vão ser dias animados!
Por outro lado, está um bafo descomunal lá fora... 20,1ºC e vento de leste.
PS: De repente ficou nublado. Já se vislumbram manchas bem negras a leste.
As trovoadas andam a ameaçar desde o inicio de tarde, mas tem ficado por longe, apenas começou agora a cair uns pingos grossos, mas já passou, mal molhou o chão.
O vento sopra de forma moderado.
Começou a chover por Sesimbra. Claro que mais para leste as coisas estão bem mais "explosivas" mas pode ser que ainda chegue aqui qualquer coisa. Para sul está com bom aspecto!
Aqui na zona de Unhos, levantou-se um grande vendaval, mas parece ter acalmado. Por volta das 16h passou por um aguaceiro moderado mas de curta duração. Trovoada por enquanto ainda nada.