Pedro1993
Super Célula
Por aqui a tarde tem sido marcada por períodos de aguaceiros moderados, e ainda se ouviu um trovão a roncar.
Mais um forte aguaceiro por aqui, desta vez mais prolongado! Há mais de 5 min que chove bem e não parece parar tão depressa...
Mais um dia com excelentes acumulados na zona.
As estações amadoras nas redondezas andam todas na ordem dos 30mm (mais coisa menos coisa localmente).
Tirando a do Montijo, abaixo dos 20mm Ainda assim bastante bom.
Não espanta, visto boa parte dos aguaceiros mais fortes durante o dia ter "fintado" aqui a cidade.
Esta foto tem dois dias, mas não deixa ter o seu encanto.
Excelente apanhado amigo !
Tenho conhecidos dessa zona que me relataram o mesmo!Chegaram-me relatos de vários populares e conhecidos aqui da freguesia, sobre a possibilidade de ocorrência de um fenómeno extremo de vento pelas 03:58 aqui na zona do Centro Sul, Cova da Piedade. Estes relatos coincidem com o meu registo de rajada máxima de 78km/h a essa hora, sendo que efectivamente o barulho do vento na altura era assustador. Esta tarde, tive oportunidade de passar aquela área a pente fino e de facto verifiquei várias quedas de árvores, algumas cortadas a meio e vigas de painéis publicitários dobrados. Houve quem dissesse, que os veículos estacionados nas imediações ficaram totalmente danificados mas isso já não consegui constatar no local.
Não consigo ter uma opinião formada apenas com esta observação que fiz, mas não descarto de todo um Downburst, dado que o radar dinâmico na altura mostrava um eco amarelo por cima desta zona.