Seguimento Litoral Centro - Abril 2020

Boa tarde. Em relação a este registo, consegues localizar o ponto de tomada de vista e a direcção e saber a hora/minuto?

Sim, foi às 15h58. Visto de Santo António dos Cavaleiros, virado para Frielas, Unhos, São João da Talha...

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Bom dia, este final de manhã segue com sol, céu praticamente limpo, uma temperatura agradável, em que já me obrigou a tirar a camisola, e ficar em t-shirt.

Entretanto, estas últimas chuvas, deram uma nova vida, ás linhas de água.

É bem verdade... mesmo a "mãe de todas as linhas de água" (o rio Tejo) tem uma bela correnteza, muito mais água que há um mês atrás...

Aqui vai um curto timelapse, fresquinho de hoje à tarde.

Boa noite,
Mais um dia de céu limpo e alguns cúmulos no Interior e a nordeste. Um dia bem calmo e ameno... :w00t:

Charneca da Caparica:
Máx: 19,7°C
Mín: 10,3°C

Corroios
Máx: 20,4°C
Mín: 9,8°C

Agora estão 15,0°C e céu praticamente limpo. :)

Boa tarde

Em aproximação a frente seguinte:

m9lRuoA.jpg

zDJfYZM.jpg

Satélite Terra, 2020-04-19, às 11:42 utc
gkGn8el.jpg

Ainda não se avistam as nuvens altas da frente quente, céu semeado de Cumulus mediocris ou humilis:

Ericeira

IMaFUG4.jpg

Última edição:
Boa Tarde

O dia foi mais fresco e nublado do que ontem, mas quando o sol descobria sentia-se calor. O vento soprou fraco a moderado de SW.
Amanhã promete ser mais um dia generoso :D:rain:

Extremos de hoje:
Mínima: 12,9ºC
Máxima: 18,8ºC

T. Atual: 15,7ºC
HR: 61%
Vento: SW / 2,2 Km/h

Boa Tarde

O dia foi mais fresco e nublado do que ontem, mas quando o sol descobria sentia-se calor. O vento soprou fraco a moderado de SW.
Amanhã promete ser mais um dia generoso :D:rain:

Extremos de hoje:
Mínima: 12,9ºC
Máxima: 18,8ºC

T. Atual: 15,7ºC
HR: 61%
Vento: SW / 2,2 Km/h

Será que amanhã teremos um dia idêntico ao da passada 3ª Feira?

Algumas fotos desta tarde,de céu parcialmente nublado, e um pouco mais fresca em relação á manhã, sinal de mudança para o que virá aí amanhã.

As barragens estão totalmente reabastecidas, e a água sobe á superficie, formando um pequeno remoinho, isto em muitas estradas rurais.

O verde é "imagem de marca", aqui das paisagens ribatejanas.

Este buraco, com 10 metros de comprimento, no meio de uma estrada de terra batida serve de abrigo, a algumas centenas de girinos.

Ecos da frente quente já estão no campo dos radares:
mkAez7p.jpg

A maior actividade convectiva será no pós-frontal, uma linha de instabilidade e uma oclusão estão assinaladas na análise das 18h (duas horas atrás):
BYHDfUC.jpg

bgW3dQN.jpg

As fotos possíveis do poente de hoje:
oacauMQ.jpg

o8QjhDE.jpg

Imagens das webcams de algumas praias da RLC:
Santa Cruz
NfdH3g3.jpg

Calada
wazhiXy.jpg

Ericeira
R3GpPAu.jpg

Guincho e Serra de Sintra ocidental
YFqy4h9.jpg

Caparica
eWNQ7Kl.jpg

Riviera
ZrWPOWX.jpg

Fonte da Telha
9Hka4Do.jpg

Última edição:
Era bom era, mas não estou com muita fé :hmm: Infelizmente dias como aquele são muito raros por estas bandas...
Desde que chova é o que interessa ;)

Altamente improvável. A situação é totalmente diferente até pode chover bem e quiçá trovejar, mas estamos a falar de uma frente atlântica, com fluxo marítimo.

Na passada 3a feira tivemos um dia excepcional de instabilidade alimentada em grande parte pelo aquecimento diurno, e com fluxo de SE.
Muito diferente... Mas ainda assim deve ser interessante o dia, espera-se!

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Última edição:
A maipor actividade convectiva será no pós-frontal, uma linha de instabilidade e uma oclusão estão assinaladas na análise das 18h (duas horas atrás):
BYHDfUC.jpg

bgW3dQN.jpg

Eu concordaria mais com esta análise - será a depressão em cavamento e em deslocamento para leste/sueste que causará a maior instabilidade:

i-btG7nP9.gif

Eu concordaria mais com esta análise - será a depressão em cavamento e em deslocamento para leste/sueste que causará a maior instabilidade:

Off-topic: certo, mas eu não acho que as duas análises sejam contraditórias, as linhas que referi estão associadas a esse núcleo depressionário. Parece-me também que usualmente as análises do MetOffice têm um pouco mais de detalhe.