O resto do sábado continuou com mais formação das típicas trovoadas da época.
Após a primeira, o sol voltou a reinar e aqueceu bem, mas no final da tarde voltámos à acção e esta esteve mais próxima e intensa
Em termos de chuva, apenas rendeu 2,4 mm, isto porque o grosso passou sempre ao lado, sendo que em Alcochete choveu torrencialmente no final do dia
No domingo, tivemos um dia calmo, com céu parcialmente nublado e boas abertas durante a tarde. Sem precipitação
Ontem e hoje, têm sido dias mais invernais, com passagem de uma frente fria moderada ontem, seguida de pós-frontal até agora.
O acumulado de ontem ficou-se pelos 3,3 mm e hoje segue nos 2,1 mm
Corrente de noroeste bem recheada de enxames de células que cobrem todo o território continental.
De uma forma quase aleatória ou ligada a efeitos da paisagem local, algumas células atingem ecos até laranja ou mesmo vermelho pontualmente e rajadas fortes ocasionais.
Boa tarde,
Ontem a frente ainda acumulou 5,8 mm por aqui. O resto da tarde foi de céu praticamente limpo e uma intensificação do vento, que deixou uma sensação térmica fria apesar da máxima de 17,2ºC.
Já hoje tem sido um dia típico de uma situação pós-frontal, com aguaceiros que até ao momento acumularam 2,1 mm. Entre os aguaceiros tem estado um céu bastante limpo mas, ao mesmo tempo, bastante desagradável, com vento forte de noroeste (a rajada máxima até ao momento foi de 49,7 km/h) e uma temperatura máxima de 15,4ºC.
O último aguaceiro caiu por volta das onze e meia. Entretanto o céu encontra-se de novo nublado com a passagem de outro aguaceiro, que está a passar ao lado (a oeste daqui).
Distrito de Coimbra com os maiores acumulados hoje.
Chamusca também já atingiu os 10 mm.
Ao meio-dia ainda nenhuma estação do mapa IPMA tinha chegado aos 15ºC.
Às 17h foi a hora em que mais estações tinham atingido >15ºC, mesmo assim resumiam-se a estações de Lisboa, Barreiro, Setúbal e, curiosamente, Praia da Rainha.
Das descargas mais estranhas que já vi acontecer (ainda que não tenha visto nem ouvido nada aqui na Amora).
3 minutos depois da descarga, a célula estava assim, com este ar relativamente inofensivo...