Seguimento Litoral Centro - Agosto 2019

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Não estava nada à espera de ver chuva e de ouvir trovões esta noite. :surprise:
Estive nas Festas de Corroios, com um tempo incrivelmente agradável (ameno e sem vento) quando, de repente, vejo uns enormes relâmpagos a Nordeste. Depois, uns trovões que, apesar do barulho da feira, fizeram-se ouvir. Entretanto, uma carga de chuva bem forte que durou uns belos minutos.
Cheguei agora a casa, e o pluviómetro continua com 0,2 mm. Obviamente que está a zeros, pois a célula está no Tejo, de acordo com o radar. :rain:

Recordo que isto não estava previsto por nenhum modelo, nem mesmo pelo ECMWF (o modelo que previa mais instabilidade), o que demonstra o quão difícil é prever a localização das tormentas. :trovao:

Bem audíveis os dois por Azeitão os dessa célula que chegou a ter eco vermelho/roxo sobre o rio Tejo Mas já vi mais um relâmpago sobre a serra, parece lá vir qualquer coisa direito aqui Vamos ver

257cfc41a14a60f1faad8210761fa66c.jpg
4aef4d38a0e4136ed25a42d0b1743157.jpg

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Boa noite.

Aqui vai uma foto que fiz a partir da Praia da Tocha ao cair da noite (tive a sorte de ter surgido uma rica célula:D), no entanto não consegui fazer muitas fotos de jeito:( :
1t8UqcG.jpg

Assinatura de radar:
9cn6eP1.png

Bom dia pessoal,

À falta de nenhum registo de raios e afins, fica o meu contributo a este fórum daquilo que chegou verdadeiramente cá, um belíssimo poente!:thumbsup: A trovoada essa, apareceu de forma tão inesperada , que não tive oportunidade de registar nada que fosse, a não ser na minha cabeça, o que já foi maravilhoso ;) Acumulados absolutamente brutais em alguns locais da beira-baixa , e beira alta :w00t::palmas:
Por cá o dia segue com algum sol, com uns actuais 24.7ºc , 50% de HR , e vento fraco/nulo.

Poente de ontem

Sunset by Ricardo Carvalho, no Flickr

Bom dia pessoal,

À falta de nenhum registo de raios e afins, fica o meu contributo a este fórum daquilo que chegou verdadeiramente cá, um belíssimo poente! A trovoada essa, apareceu de forma tão inesperada , que não tive oportunidade de registar nada que fosse, a não ser na minha cabeça, o que já foi maravilhoso Acumulados absolutamente brutais em alguns locais da beira-baixa , e beira alta
Por cá o dia segue com algum sol, com uns actuais 24.7ºc , 50% de HR , e vento fraco/nulo.

Poente de ontem

Belas cores :) Por cá não vejo tal coisa desde o São João; tem sido um verão mesmo desinteressante...:facepalm:

@Mr. Neves belíssimo registo, que cores! :palmas:

Bom dia,
Ontem foi dia de ir até á praia da Nazaré, o sol, apenas espreitou um pouco por volta da hora de almoço, de resto foi o céu nublado que marcou presença, a máxima rondou os 24ºC, o que é uma óptima temperatura que eu já não sentia á algum tempo. Fui visitar também a tão famosa Praia do Norte e o farol, que é tão conhecida pelas sua ondas gigantes.
O mar da Nazaré até estava calmo, e a água estava bem fria por sinal, que até fazia doer os pés, eram poucos os corajosos, que se aventuravam a mergulhar, já na Praia do Norte a ondulação estava bem mais intensa.
A avenida marginal, de ambos os lados, estava sempre repleta de uma multidão de pessoas, inclusive, muitos turistas.

A tão famosa praia do Norte, que tanto tem sido falada pelas sua ondas gigantes.

Já de volta ao meu local habitual, a noite e madrugada, foram bem iluminadas pelos relampagos, e mesmo esta manhã ainda roncaram bem.
O céu também tem permanecido praticamente sempre nublado ao longo da manhã.

É possível que sejam as poeiras do Deserto, até porque, nos últimos dias, uma pluma de poeiras tem afetado metade da Península, para além da zona da Macaronésia. :)
http://dust.aemet.es/

No entanto, pode bem ser o fumo dos enormes incêndios do Congo ou da Amazónia.
Por aqui, esta tarde houve chuva forte mas apenas durante 1 minuto ou dois, acumulando 0,2 mm. Mais uma vez, o Wunderground tenta arredondar os acumulados de precipitação quando estes são muito baixos. :( :rain:

A tarde foi de céu limpo e tempo ameno, sendo que agora estão 22,0°C e céu limpo. :)
Estou mais confiante de que sejam as poeiras, mas no entanto não descarto essa possibilidade de serem os fogos da Amazónia. Alguma dessas hipóteses há-de ser :D
De qualquer das maneiras, obrigado pelo esclarecimento :thumbsup:

Bom dia pessoal,

À falta de nenhum registo de raios e afins, fica o meu contributo a este fórum daquilo que chegou verdadeiramente cá, um belíssimo poente!:thumbsup: A trovoada essa, apareceu de forma tão inesperada , que não tive oportunidade de registar nada que fosse, a não ser na minha cabeça, o que já foi maravilhoso ;) Acumulados absolutamente brutais em alguns locais da beira-baixa , e beira alta :w00t::palmas:

Poente de ontem

Fotos espetaculares Ricardo.
Também vi esse magnifico pôr-do-sol desde a praia de Alcochete, estava divinal! Aquelas células ficaram mesmo no ponto ideal e havia uns "cogumelos" a nascerem algures ao largo do Cabo Espichel, que penso tenha sido os que causaram a trovoada seca de ontem à noite.

Estado
Fechado para novas mensagens.