Boa tarde
Desculpem este off-tópico mas ouvi agora no Jornal da Sic, que o fenómeno meteorológico que passou na zona do oeste, foi um ciclone Tropical, com rajadas de vento de 220 Km/h, confirmam esta afirmação!?
É que não li muita informação sobre o que lá terá passado. Li no fórum que a frente tinha tido um rápido desenvolvimento antes de entrar em Portugal continental.
Ps-Desculpem a falta dos nomes técnicos, e a minha falta de informação sobre este assunto.
Obrigado
Qualquer depressão é um "ciclone"..
Agora "ciclone tropical" claro que não.. Não teve nada a ver com génese de ciclones ou tempestades tropicais, furacões, etc..
Isto apesar dos ventos em momentos terem sido dessa força, mas não se pode chamar nada disso, será claro mais um disparate dos media em assuntos meteorológicos!
Foi "apenas" ciclone de latitudes médias (portanto extra-tropical) com um desenvolvimento muito intenso..
Quanto ao pormenor dos estragos em locais não virados a Sul..
Então repara meteo, se o centro da depressão passou ali, lembra-te do mapa de ventos à volta do centro de uma depressão.. Os ventos circundam a depressão, portanto se o centro passou ali, claro que houve ventos de diversas direcções à passagem do mesmo..
Segundo Carlos Bernardes, vice-presidente da câmara de Torres Vedras e responsável da protecção civil de Torres, o que se sucedeu foi um ciclone extra-tropical de grau 3 com ventos superiores a 200 km/h.
Ja agora, se alguem pudesse elucidar um pouco sobre esse tipo de fenómenos agradecia...
cumprimentos
Experimenta procurar por Downburst no wikipédia. O artigo apesar de pequeno não está mal escrito e tem fotos interessantes. Acho que todo o fenómeno da zona oeste se resume a um extenso Downburst...