Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2009

• Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
O Wind chill deverá estar interessante por aqui aos 120m com vento moderado e algumas rajadas ainda que não muito fortes, não fosse na prática ser insuficiente a avaliar pela temperatura em condições estáveis.

Há feedbacks de ligeiras subidas da temperatura. Por aqui, desde há pouco sem grande evolução: 5.3º; 5.5º e agora 5.4ºC, é o que se tem verificado e a elevada humidade nos 94% HR.

Esta noite eu e o Nuno fomos até aos cimo da serra da Arrábida chegamos lá por voltas das 23:30 e os últimos 200 metros estava um nevoeiro que mal se conseguia ver a estrada não dava para ir a mais de 20/30km/h lá em cima registamos uma temperatura de 5ºC mas como não queria ficar sem sensor devido as fortes rajadas de vento e chuva que caia tive de o recolher mas já descia lentamente por isso a temperatura estaria nuns 4ºC lá em cima a quase 500m de altitude :) muita chuva e rajadas muito fortes mas nada de mais a assinalar...

Aqui agora já em casa registo 6,3ºc e vento mais fraco... 5,2mm registados até agora.

Aqui a chuva começou com 6,1º, tem subido gradualmente e vai em 7,5º. Confesso que esperava que a chuva se iniciasse com uma temperatura mais alta, tipo 8 a 10. Nada mau, e bom prenúncio para muitas zonas do Centro de cotas médias que estarão mais frias e a rondar aquele limiar... mas depende das tais condições da atmosfera que já se referiu não serem muito propícias...

Esta noite eu e o Nuno fomos até aos cimo da serra da Arrábida chegamos lá por voltas das 23:30 e os últimos 200 metros estava um nevoeiro que mal se conseguia ver a estrada não dava para ir a mais de 20/30km/h lá em cima registamos uma temperatura de 5ºC mas como não queria ficar sem sensor devido as fortes rajadas de vento e chuva que caia tive de o recolher mas já descia lentamente por isso a temperatura estaria nuns 4ºC lá em cima a quase 500m de altitude :) muita chuva e rajadas muito fortes mas nada de mais a assinalar...

Aqui agora já em casa registo 6,3ºc e vento mais fraco... 5,2mm registados até agora.
É pena, se houvesse algo mais a assinalar ia já a correr para lá. Foi por pouco...

cimo da serra da Arrábida nuns 4ºC lá em cima a quase 500m de altitude muita chuva e rajadas muito fortes mas nada de mais a assinalar...

A essa altitude é de elevar a fasquia, mas pelos vistos o resultado é outro!

Por aqui não chove desde há pouco, vento de Este moderado com rajadas que intensifica o frio e 5.6ºC com 94% HR

Boas , tb estive na arrabida por volta da 1H30 temperatura onde a estrada deixa ir , era 5ºC nevoeiro serradissimo e vento forte, cá em baixo marcava 7ºC , ixto no termometro do carro ..

o ANDRÉ deslocou-se ao monte de montemor ( 300m), a norte de odivelas, e reporta temperaturas entre os 4.0º e os 4.8º, vento moderado de leste e chuva fraca a moderada :cold::thumbsup:

Como a chuva se mantinha moderada, e a temperatura aqui em minha casa, aos 142m, estava nos 4,9ºC, decidi ir dar uma volta pelos altos aqui perto.

Odivelas:
1-14.jpg

A azul a minha casa (ponto de partida), a vermelho os pontos onde estive parado.

2-15.jpg

A norte, Montemor, a sul Serra da Amoreira. Ambos a cima dos 300m de altitude.
3-8.jpg

Não vi nada de mais.
Chuva persistente, e vento moderado de este.
Acima dos 300m era como se entrasse numa nuvem. Nem conseguia destingir o alcatrão dos caminhos de cabra.

Quanto a temperaturas, como não tenho termómetro no carro, improvisei um.
Levei a minha velhinha estação do Lidl. Prendi o sensor ao vidro da janela, e aí fui eu.

4-4.jpg

No alto da Serra da Amoreira, registei naquelas condições: 4,6ºC.
5-1.jpg

Estaria certamente menos. À volta dos 4ºC.

Do lado de Montemor registei igualmente 4,6ºC.
7.jpg

Com nevoeiro cerrado.
8.jpg

Quando cheguei a casa este sensor marcava 5,5ºC, ao passo que o sensor que tenho instalado lá fora marcava 5,0ºC.

Por isso, o erro médio das medições deverá andar à volta dos 0,5ºC, ou seja, acima dos 300m aqui na região, e nesta última hora, observei nevoeiro cerrado, chuva persistente, vento moderado de este e temperatura a rondar os 4ºC.
Frio, muito frio. Mas sem sinal de nada que se equipare à neve. :p

Frio, muito frio. Mas sem sinal de nada que se equipare à neve. :p

Vamo-nos ficando pela sensação de bastante frio e desejosos de uma descida de 4/5º, "era só mais um bocadinho assim!" :D ...já agora, vi-te lá em cima! :lol:

Parece que a tendência por aqui é de estagnação; com vento por vezes forte, sem chuva e 5.6ºC com 94% HR ...e por aqui me fico! :sono: