Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2009

• Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Foi uma noite linda, depois das 3h da manhã, começou a fazer trovoada, os relâmpagos não eram muito frequentes, mas bastante intensos e bem perto, era com cada estoiro:shocking:, durante esse tempo caiu também um aguaceiro muito forte, ficou tudo bem alagado, por agora vão caindo alguns aguaceiros, alguns fortes, e já vi mais dois relâmpagos...:rolleyes:
Isto ainda é o começo da semana de instabilidade:D

Já me vinha aqui queixar que já não chovia em Santarém desde as 9 da manhã mas só para me contrariar há cerca de meia hora caiu um belo aguaceiro:lol::lol:
Agora tudo calmo outra vez

Bom tarde :)
LISBOA-AJUDA-MONSANTO

Temp actual 14.5ºC 18:10
Pressão: 997.3Hpa 18:10
Intensidade do Vento: 11.8 km/h 18:10
Escala de Beaufort : 2
Direcção do Vento:W
Temperatura do vento: 11.4ºC 18:10
Humidade Relativa:83% 18:10
Chuva Precipitação da Ultima Hora : 1.0 mm 18:10
Chuva Precipitação das ultimas 24h: 5.0mm
Índice Ultra/Violeta: 0 NULO 18:10
Altitude: 110Metros

Neste momento chuva forte com granizo

WebCam WEATHER
http://ct2iul.ww.com

Boas

A tarde foi seca mas muito ventosa! a precipitação vai nos 8,4mm desde as0h

Temperatura mínima de 12,3ºc e máxima de 18,2ºC um dia ameno depois de um muito frio...

Agora sigo com 15,6ºC, 86%HR e vento moderado

Foi uma noite linda, depois das 3h da manhã, começou a fazer trovoada, os relâmpagos não eram muito frequentes, mas bastante intensos e bem perto, era com cada estoiro:shocking:, durante esse tempo caiu também um aguaceiro muito forte, ficou tudo bem alagado, por agora vão caindo alguns aguaceiros, alguns fortes, e já vi mais dois relâmpagos...:rolleyes:
Isto ainda é o começo da semana de instabilidade:D

Só tive conhecimento deste evento pela manhã, depois de acordar. Parece que tenho dormido como uma pedra! Do mal o menos, o meu sono não tem sido em vão!:D

---

Hoje, temperatura máxima de 17,0ºC.

De momento tenho 14,2ºC, estagnados, e humidade nos 86%.

Céu muito nublado e vento moderado de SSO (202º).

Boas.
Desculpem o off topic, mas ouvi dizer que na última noite caíram alguns farrapos de neve na Serra de Sintra. Alguém me sabe confirmar ou desmentir este facto?

Quanto ao tempo, aqui em Mafra hoje esteve muito melhor do que ontem. Pelas 10/11 da manhã o termómetro do carro da minha mãe marcava cerca de 16ºC, ou seja, cerca de mais 11ºC do que ontem pela mesma hora. Ou seja, calor (em relação a ontem, porque mesmo assim esteve frio, nunca mais se vai :cold:).

Pela tarde choveu bastante :mad:

E eu à espera que a neve nos fizesse 1 surpresa ontem, por causa do frio, à semelhança do que aconteceu em 2006, mas nada, ontem as previsões acertaram em cheio....mas apesar de tudo cheira-me que este Inverno os apreciadores de neve que vivam em quotas baixas, como eu, vão ter alguma surpresa (desculpem de novo o off topic, mas a conversa é como as cerejas xD).

Boas.
Desculpem o off topic, mas ouvi dizer que na última noite caíram alguns farrapos de neve na Serra de Sintra. Alguém me sabe confirmar ou desmentir este facto?

Acho pouco provável.
Apesar do frio à superfície, em altura não havia frio para nevar.
Estive aos 330m nas serras de Loures e só vi chuva e vento forte de este.
A partir das 20h instalou-se o nevoeiro cerrado, e então aí é que com 3ºC as hipóteses de cair gelo se anularam, dada a humidade.

Vem uma mancha nublosa direitinha a Lisboa e à região Litoral Centro.

Traz precipitação, vendo pelo MPE. Agora se traz mais alguma coisa ou não, só esperando para ver... :rolleyes:

image.ashx

Explica melhor, o que é isso de "MPE"? xD

MPE - The Multi-Sensor Precipitation Estimate (MPE) product consists of the near-real-time rain rates in mm/hr for each Meteosat image in original pixel resolution. The algorithm is based on the combination of polar orbiter microwave measurements and images in the Meteosat IR channel by a so-called blending technique. The MPE is most suitable for convective precipitation. Applications and Users: Operational weather forecasting in areas with poor or no radar coverage, especially in Africa and Asia.

Traduzindo, é um sensor que estima a quantidade de precipitação que provavelmente poderá cair, em milímetros por hora, quase em tempo-real.

Podes ver o MPE aqui:

http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/PRODUCTS/MPE/index.htm

:thumbsup:

Esta madrugada pode trazer alguns aguaceiros bem interessantes ;)

Hoje acumulei no total 11,6mm

Agora estão 14,5ºC e 85%HR com vento fraco a moderado...