Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2018

Mais alguns aguaceiros caíram desde as 15:00. O acumulado vai nos 13,7 mm.
O mês segue com 14,1 mm, 11% do valor normal. :rain:
Mais chuva está prevista para o restante dezembro. E em janeiro vamos ter provavelmente um NAO, com isso muita chuva.
Parece que este ano hidrológico está bem encaminhado, ao contrário do dos anos anteriores. :D

Mais um aguaceiro forte... Está muito frio.
b33a0c018a78ed59ebcf593fd4be2251.jpg

Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

Por aqui também foi igual, períodos de aguaceiros principalmente durante a manhã, já de tarde foi o vento moderado que marcou presença, e bastante desconfortável, em termos de temperatura.
O diospireiro é de facto é uma árvore interessante, pois fica completamente "nu", e lá continua com os seu frutos, ao longe até parecem uma árvore de natal, enfeitada com bolas.
Tenho aqui um dióspireiro também, e ainda tem uns quantos em cima, mas o problema é que agora demoram muito tempo amadurecer, quando eles já estão quase maduros, trago-os para casa e depois deixo-os ao sol, mas mesmo assim demoram muitos dias.

Pois as aves também os adoram, por vezes deixam já só a parte exterior pendurada, mas eu não fico chateado com isso, aliás é sinal que eles gostam das minhas frutas, e acaba por ser também uma forma de os atrair.

Última edição:
Por aqui também foi igual, períodos de aguaceiros principalmente durante a manhã, já de tarde foi o vento moderado que marcou presença, e bastante desconfortável, em termos de temperatura.
O diospireiro é de facto é uma árvore interessante, pois fica completamente "nu", e lá continua com os seu frutos, ao longe até parecem uma árvore de natal, enfeitada com bolas.
Tenho aqui um dióspireiro também, e ainda tem uns quantos em cima, mas o problema é que agora demoram muito tempo amadurecer, quando eles já estão quase maduros, trago-os para casa e depois deixo-os ao sol, mas mesmo assim demoram muitos dias.
O diospireiro é das minhas árvores preferidas. Na foto não se nota, mas tenho até agora 5 variedades diferentes mas vou ter no total 10. Adoro dióspiros, quer os duros quer os moles! E quando as folhas ficam bem vermelhas são lindas! :D

O diospireiro é das minhas árvores preferidas. Na foto não se nota, mas tenho até agora 5 variedades diferentes mas vou ter no total 10. Adoro dióspiros, quer os duros quer os moles! E quando as folhas ficam bem vermelhas são lindas! :D

Eu só tenho um dióspireiro, que é dos moles, mas chega para o consumo de casa, e ainda para oferecer ao vizinhos, é uma das poucas frutas que eu particularmente não gosto muito, acho-os demasiado mole.
É verdade as folhas são lindas quando estão nesse tom, e ainda para mais fazem um solo verdadeiramente óptimo por debaixo da árvore, muito rico em termos de húmus.

Eu só tenho um dióspireiro, que é dos moles, mas chega para o consumo de casa, e ainda para oferecer ao vizinhos, é uma das poucas frutas que eu particularmente não gosto muito, acho-os demasiado mole.
É verdade as folhas são lindas quando estão nesse tom, e ainda para mais fazem um solo verdadeiramente óptimo por debaixo da árvore, muito rico em termos de húmus.
Podem-se congelar ainda durinhos... fazem um gelado óptimo. Cá em casa adoramos por isso não sobra nenhum, mas no futuro quero fazer vinagre de dióspiro.

Edit: Aqui as aves também comem bastantes dióspiros...

Podem-se congelar ainda durinhos... fazem um gelado óptimo. Cá em casa adoramos por isso não sobra nenhum, mas no futuro quero fazer vinagre de dióspiro.

Edit: Aqui as aves também comem bastantes dióspiros...

Olha aí estão 2 boas ideias, para transformar um fruto tão perecível, aliás os dióspiros rijos vieram dar muita força á comercialização desta fruta, pois caso contrários os outros é quase impossível, pois ficam logo danificadas, quanto muito dá para colher no próprio dia, e vender logo de seguida.
Mas quando a produção é suficiente chega para as pessoas e para as aves.

Tarde fria e bem desagradável, típico destes pós-frontais :cold:
Houve alguns aguaceiros fracos nos arredores, mas por aqui apenas passou um de raspão que nem chegou a acumular.
O vento é que tem soprado bem e com algumas rajadas fortes ao longo da tarde.

Extremos de hoje:
Mínima (e atual): 11,5ºC
Máxima: 16,0ºC (3:30)
Acumulado: 5,1 mm

T. Atual: 11,5ºC
HR: 71%
Vento: NW / 13 Km/h

Olá @Sanxito
Eu não vivo em Corroios, vivo na Marisol, mas a casa dos meus pais fica no Alto do Moinho, na zona perto da Quinta do Marialva, ao pé de uma rotunda larga, deve saber onde é. :)
É bom saber que tenho vizinhos no fórum.

Por agora, sigo com 9.3°c e 91%HR.
O acumulado está nos 5.6 mm. Os aguaceiros fizeram excelentes pontarias, grande parte passou perto mas ao lado.
Tmin. 9.1°c (21:58)
Tmax. 16.5°c (01:57)
Vento max. 35 Km/h SE

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk

Boa noite,
O dia de hoje foi uma autêntica rega.
Depois da última mensagem que fiz, choveram mais 0,3 mm na Charneca, o que faz com que este evento tenha tido um acumulado de 14 mm, sendo de 2,8 mm até à meia-noite e de 11,2 mm da meia-noite até agora.:viva:

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 15,5°C
Mín: 8,0°C (Às 20:40)
Prec: 11,2 mm :rain:

Corroios
Máx: 14,8°C
Mín: 8,7°C

Agora sigo com 9,1°C e céu pouco a muito nublado.