Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Vim há pouco de Cascais e apanhei uma bela carga de água na zona do autódromo/Linhó. Chuva torrencial, aí pelas 15-15H30.

Terá sido desta célula, mas uns minutos antes das 15h:
PYCqDCl.jpg


Pelas 15:00, a célula descarregava mais já sobre o Algueirão, e continuou para ENE/E, meia hora depois estava na área de Loures.
pft6fB1.jpg
V9do0nM.jpg


Ninguém aqui falou nos 18,8mm registados em Oeiras, entre as 11h e as 12h. Deve ter sido um aguaceiro bem forte e localizado.

wWW3pPt.png

Essa está em "investigação"... mas para já pela observação das imagens do radar de Coruche, não se vislumbra célula entre as 11:00 e as 12:00 capaz de um tal acumulado.
A estação de Oeiras/Vila Fria não é exactamente em Oeiras, mas sim em Vila Fria, ou seja Porto Salvo já a norte da A5 perto do nó de ligação com a N249-3 (portagens de Oeiras). Dista quase 3 Km para nordeste da estação de Oeiras da rede Clima.AML (Biblioteca de Oeiras). Esta estação tem registo zero nessas horas (10:00 às 13:00).
A estação WU mais próxima, Porto Salvo, tem acumulado zero nessa hora ou nas horas enquadrantes, e dista menos de 500 m.
O movimento das células a essa hora era rápido de WSW para ENE. Investiguei as estações a WSW de Vila Fria, e todas têm acumulado zero nessa hora ou hora anterior.
Um pouco mais a SW há duas estações com 0,3 mm, e mais longe a NE também 0,3 mm, mas todos estes reduzidos acumulados são depois das 12:00.
A minha conclusão: é um erro da estação de Oeiras/Vila Fria. O acumulado diário desta estação não apareceu no mapa de dia 13 e de dia 14. Estes 18,8 mm devem ter resultado do desentupimento do pluviómetro efectuado apenas dia 15 entre as 11h e as 12h. É típico quando um pluviómetro esteve entupido que fique com parte do acumulado retido, sendo depois libertado e contabilizado pelo sistema de medição ao ser feito o desentupimento.

Valor para o lixo, portanto. ;)
 
Última edição:
Terá sido desta célula, mas uns minutos antes das 15h:
PYCqDCl.jpg


Pelas 15:00, a célula descarregava mais já sobre o Algueirão, o.

Sim, poderá ter sido pelas 15H. Chuvada bem forte. Obrigado pela correcção.
 
Essa está em "investigação"... mas para já pela observação das imagens do radar de Coruche, não se vislumbra célula entre as 11:00 e as 12:00 capaz de um tal acumulado.
Também fui ver ao radar e não aparecia nada significativo, o que é estranho para um acumulado de quase 20mm num dia de aguaceiros.
 
Aquela zona não tem propriamente risco de cheia, simplesmente ali é a mais baixa da estrada que apanha com as aguas que vêm do Instituto Pedro Nunes/ITECONS e do outro lado com as aguas da parte alta do Bairro Norton de Matos e Rua Carlos Seixas. O problema ali é o deficiente escoamento em situações de chuva forte, além disso aquela zona está cheia de arvores de folha caduca e as sarjetas facilmente entopem, e deve ser das zonas da cidade onde passam mais vezes o carro vassoura, mas claro que em situações de vento e chuva no inicio do Outono é inútil. E não esquecer que aquilo é uma vale, daí o nome Vale das Flores.

A solução é só melhorarem o escoamento para a ribeira que passa mesmo ao lado:


AopzUfD.png


vUECKnA.png


POiU6aC.png
Mas fizeram aí obras há muito pouco tempo, deviam ter resolvido isso
 
Umas imagens do dia de ontem, entre o Cabeço de Montachique e Fanhões
Fabulosas células e belas fotos (num lugar arriscado, sem dúvida). Estas células também as vi desde Santa Iria e ouvi os trovões, mas não apanhei nada em fotos ou vídeo.

Essa descarga apanhada dentro do veículo terá ocorrido a cerca de 1 Km (conto aproximadamente 3 segundos de intervalo relâmpago/trovão).
 
Cheia da lezíria de Loures (Rio Trancão e afluentes) vistas do miradouro de São Lourenço (Santa Iria da Azóia), na direcç ão de Loures, ontem dia 14 ao crepúsculo.

WNW 17:24:36
YR10270.jpg


W 17:26:43
Jr0RqL8.jpg


W 17:25:17
lYxrqB6.jpg


NW 17:26:54
YoDinx0.jpg


WNW 17:21:32
iugVyTz.jpg



Loures, cidade "lacustre"...

17:45:18 Visível o viaduto da CREL, o Bairro do Infantado e o Loureshopping.
8FDz9CP.jpg


Serra da Amoreira (312 m) e Serra de Montemor (357 m)
yLIWfUF.jpg


17:46:31 Unhos a São Julião do Tojal
txYjrWT.jpg


17:50:20
JWSKcw1.jpg
Fotos incriveis @StormRic ! Obrigado por partilhares e pela tua incansável admiração pela meteorologia (e hidrologia).

Devias meter uma em moldura :D
 
Fotos incriveis @StormRic ! Obrigado por partilhares e pela tua incansável admiração pela meteorologia (e hidrologia).

Devias meter uma em moldura :D

:) Muito obrigado! O Fórum é uma fonte inesgotável de entusiasmo e de motivação para fazer mais e melhor. A admiração pela meteorologia acho que é comum a todos nós, todos contribuímos para isso através de variadas maneiras, as partilhas, as imagens, as observações, os relatos, os números, os conhecimentos científicos realmente profundos de tantos membros e que nos fazem evoluir no saber, as opiniões, as discussões, a boa disposição e até por vezes o conflito das personalidades marcantes, tudo é valioso e dá vida à nossa "meteoloucura". O Meteopt é incansável!!

Eheh "moldura"... não vejo melhor moldura do que uma página do Meteopt. Isto é uma galeria fabulosa e que honra é, ter aqui fotos!
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.