StormRic
Furacão
Vim há pouco de Cascais e apanhei uma bela carga de água na zona do autódromo/Linhó. Chuva torrencial, aí pelas 15-15H30.
Terá sido desta célula, mas uns minutos antes das 15h:
Pelas 15:00, a célula descarregava mais já sobre o Algueirão, e continuou para ENE/E, meia hora depois estava na área de Loures.
Ninguém aqui falou nos 18,8mm registados em Oeiras, entre as 11h e as 12h. Deve ter sido um aguaceiro bem forte e localizado.
Essa está em "investigação"... mas para já pela observação das imagens do radar de Coruche, não se vislumbra célula entre as 11:00 e as 12:00 capaz de um tal acumulado.
A estação de Oeiras/Vila Fria não é exactamente em Oeiras, mas sim em Vila Fria, ou seja Porto Salvo já a norte da A5 perto do nó de ligação com a N249-3 (portagens de Oeiras). Dista quase 3 Km para nordeste da estação de Oeiras da rede Clima.AML (Biblioteca de Oeiras). Esta estação tem registo zero nessas horas (10:00 às 13:00).
A estação WU mais próxima, Porto Salvo, tem acumulado zero nessa hora ou nas horas enquadrantes, e dista menos de 500 m.
O movimento das células a essa hora era rápido de WSW para ENE. Investiguei as estações a WSW de Vila Fria, e todas têm acumulado zero nessa hora ou hora anterior.
Um pouco mais a SW há duas estações com 0,3 mm, e mais longe a NE também 0,3 mm, mas todos estes reduzidos acumulados são depois das 12:00.
A minha conclusão: é um erro da estação de Oeiras/Vila Fria. O acumulado diário desta estação não apareceu no mapa de dia 13 e de dia 14. Estes 18,8 mm devem ter resultado do desentupimento do pluviómetro efectuado apenas dia 15 entre as 11h e as 12h. É típico quando um pluviómetro esteve entupido que fique com parte do acumulado retido, sendo depois libertado e contabilizado pelo sistema de medição ao ser feito o desentupimento.
Valor para o lixo, portanto.
Última edição: