Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
:huh:

As imagens dos radares individuais são normalmente sempre de 10 em 10 minutos, mesmo quando um ou dois estão inoperacionais. Basta ver os filmes que tenho feito desde há anos. Não sei se estarei a perceber bem a que se referem as vossas mensagens.:unsure:
Estou a falar desta imagem de radar
radar.webp

Chove de forma fraca há já várias horas, mas na última hora intensificou-se. Os acumulados andam à volta dos 5 mm nas estações em redor neste momento. :rain:

Desolação no Jamor, sra da Rocha.
Passadiços encerrados, a corrente arrastou as terras que serviam de suporte às estacas dos mesmos.
A tragédia em vidas humanas podia ter sido bem pior.

kFJf7BI.jpg

4v9JGlA.jpg

4v9JGlA.jpg

1hUKxyy.jpg

EeMIriW.jpg
Só um suicida é que ia ficar nesse passadiço quando a água começou a subir, qualquer pessoa minimamente normal fugia assim que visse a torrente de água que aí andou.

Boa noite,

Tem chovido continuamente desde as 17h, sensivelmente. Porém, a precipitação intensificou-se desde cerca das 21h.

Várias estações das redondezas próximas dos 10 mm.

Estou a falar desta imagem de radarVer anexo 3242

Certo, estavam a falar do mosaico dos radares. ;)

Raramente uso o mosaico, embora mostre a cobertura total dos radares e a estimativa da intensidade da precipitação em mm/h, tem menos informação (detalhe) que o radar dinâmico e que os radares individuais, os quais mostram também as altitudes máximas dos topos dos ecos.

As imagens dos radares individuais são normalmente sempre de 10 em 10 minutos, mesmo quando um ou dois estão inoperacionais. Basta ver os filmes que tenho feito desde há anos. Não sei se estarei a perceber bem a que se referem as vossas mensagens.:unsure:

As imagens de radar costumam surgir no site do ipma com 30 minutos de intervalo, não em 10 minutos. Pelo menos desde que voltei a ter que visualizá-las recentemente, mas a noção que tinha de 2021 e para trás era de que seriam 30 minutos de intervalo entre imagens. Obrigado.

Por enquanto, com este regime de precipitação, não haveria problemas:

Rede AML, 23:30

5,2 mm Mafra
7,6 mm Sintra Algueirão
9,4 mm Amadora
7,4 mm Odivelas
7,0 mm Loures
8,4 mm Lisboa Carnide
6,0 mm Cascais
6,8 mm Oeiras
4,8 mm Montijo
5,6 mm Barreiro
6,2 mm Seixal Santa Marta
5,0 mm Moita
5,0 mm Palmela
6,2 mm Sesimbra Quinta do Conde
7,0 mm Setúbal Estação C.F.

Alcochete, Almada e V.F.Xira com problema no pluviómetro

Os problemas vão aparecer com a passagem mesmo das frentes, quente e fria.
Este regime é o habitual debaixo da superfície frontal quente.

Estado
Fechado para novas mensagens.