Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Zona da Grande Lisboa... preparem se pelas imagens de satélite célula a caminho.
Essa célula não passará pela AML - a "encosta" norte dessa formação deverá essencialmente afetar o Baixo Alentejo e o Algarve durante a tarde.
Por aqui continua a chuva intensa, associada à frente fria, no entanto a situação já está a acalmar neste momento. Muito escuro a sudoeste! :rain:

Ainda chove, mas situação mais calma.

Imagem do radar correspondente à passagem da parte mais intensa da linha de instabilidade.

Screenshot-2022-12-13-at-12-19-58-IPMA-Imagens-de-radar.png
Screenshot-2022-12-13-at-12-19-47-IPMA-Imagens-de-radar.png

Só para voçês terem a noção, o meu emprego (temos instalações em Alfragide e Lumiar), acabou por dar tolerancia de ponto e pediram para não sairmos de casa, em 30 anos de serviço nunca me pediram para ficar em casa devido ao mau tempo!
Dizem agora na TV que as Forças Armadas foram acionadas para ajudar nas limpezas... :shocking:

Penso que a AML poderá respirar de alívio nas próximas horas.
É impressionante a quantidade de água que vem de Monsanto e vem pela encosta abaixo.
Os solos já não têm capacidade de retenção.
Seria importante pelo menos uns 15 dias de tempo mais seco para repor a normalidade :pray:
Agora não chove. 17ºC.
Sim, efectivamente deixou de chover agora, consegui uma brecha para ir ao carro porque necessitava de lá ir já á algum tempo...

Penso que a AML poderá respirar de alívio nas próximas horas.
É impressionante a quantidade de água que vem de Monsanto e vem pela encosta abaixo.
Os solos já não têm capacidade de retenção.
Seria importante pelo menos uns 15 dias de tempo mais seco para repor a normalidade :pray:
Agora não chove. 17ºC.
Eu acho que este padrão de bloqueio nas altas latitudes, que favorece este fluxo perturbado de W/SW nas nossas latitudes, com afluxo de ar tropical muito húmido, é para continuar.

Eu acho que este padrão de bloqueio nas altas latitudes, que favorece este fluxo perturbado de W/SW nas nossas latitudes, com afluxo de ar tropical muito húmido, é para continuar.
O presidente do IPMA disse há pouco em direto que isto era para continuar pelo menos até ao Natal...

Estado
Fechado para novas mensagens.