Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Chove com alguma intensidade e existe trovoada, nao sequencial mas com belos raios e trovões de vez em quando...

Notável essa célula que não tem parado de se expandir, e a bigorna já encobre toda a AML norte:

Rad-RLC_20241214-0050.webp
Rad-RLC_20241214-0055.webp

Mas para chegar mesmo a terra está difícil. Neste momento estacou em frente ao Cabo Raso.

As DEA são realmente sempre muito intensas, nuvem-solo positivas.
Conhecemos alguém que quase de certeza está em posição de apanhar este espectáculo.

Esta sequência dos registos de DEA cada 10 minutos, entre as 20:11 de ontem e a 1:11 de hoje, mostra que já houve várias tentativas de aproximação das células. Três paragens da trovoada e três reinícios, cada vez mais perto da costa.

Cada vez mais perto... cerca de 10 Km do Cabo Raso.

DEA-AML_20241214-012539.png

com o céu a iluminar-se todo de vez em quando

O facto de haver uma enorme bigorna que cobre todo o céu e difundir a luz das descargas deve dar um belo espectáculo.

Claramente aproximando-se e não perdendo força:

Rad-RLC_20241214-0115.png
Rad-RLC_20241214-0140.png

Última edição:
Infelizmente de regresso a casa que nao posso aqui ficarr a noite noite, e gostava muito de o poder fazer...
Muita agua na estrada até Colares e muitos lençóis de agua...
Queria voltar a casa pelo Guincho mas nao vai dar porque tenho pouca gasolina e tenho que vir abastecer em Sintra...
E agora um belo raio mesmo em cima do carro em Galamares ainda que sem trovão
E continua a chover com intensidade, 11 graus agora...

Fugindo para Leste (Lisboa) vais à frente da chuva, chegas lá ainda a seco.

Reorganização numa célula central, ou se intensifica e entra mesmo no Tejo ou definha já ali. Aposto na intensificação (50-50).

Ver anexo 17286Ver anexo 17287
Completamente verdade, assim que entrei em Lisboa a chuva parou, e trovoada nem vê-la...
Nota-se que está mais frio , 9 graus agora aqui pelo.Campo Grande, e nota-se tb que nao choveu grande coisa aqui pela Segunda Circular...