Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2024

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia!
Foi a madrugada mais fria até agora deste outono por aqui, com uma mínima registada na estação mais próxima de 4,6ºC :cold:
Deu para observar alguma geada em zonas verdes, mais abrigadas e sombrias, o que nem sempre acontece!

A esta hora ainda estão 9,2ºC!
Vento fraco de ENE e a humidade relativa hoje está mais elevada.
 
Bom dia,
Segunda-feira ainda trouxe bastante vento, mas assim que começou a anoitecer o vento começou gradualmente a parar, passando das rajadas de 30 km/h por volta das cinco e meia para rajadas de 2 km/h pouco antes da meia-noite. A mínima de segunda registou-se exatamente nessa altura, tendo sido de 9,3ºC. Durante a madrugada de segunda para terça o vento continuou a reduzir até tornar-se nulo por volta das seis da manhã. A temperatura também caiu até aos 4,5ºC de mínima. :cold:

Ontem, apesar das temperaturas mais baixas, a sensação térmica durante o dia até está melhor que na passada segunda visto que praticamente não está vento. Já hoje parece que teremos a mesma situação, mas com temperaturas ainda mais baixas - é meio-dia e a temperatura ainda segue nos 9,9ºC, abaixo dos 10ºC, isto depois de uma mínima de 3,7ºC. Ontem por esta hora a temperatura encontrava-se uns 2,0ºC acima. :shocking:

Nestes últimos dias também tem sido visível o arco de bigornas a oeste e sudoeste, associadas à sinóptica atual de padrão de nordeste. Basicamente a precipitação vinda de nordeste, de caráter polar, é desviada para oeste devido à barreira da Cordilheira Cantábrica e dos montes galegos. É por essa razão que por cá está o céu praticamente limpo e com muito boa visibilidade a elevada altitude, acima das névoas associadas à inversão térmica: ;)
doVHHG6h.png
 
Lindo poente de Inverno no nosso estuário!
:) É verdade, só por isso já valeu a pena a viagem de trabalho.

Mínimas de hoje aqui na linha da Póvoa, entre os 3,1ºC de Sacavém e os 5,2ºC a 5,6ºC nas outras quatro estações. Inversão, portanto, pois Sacavém é a estação de menor altitude (os 5,2ºC também correspondem na Póvoa de Santa Iria à estação mais baixa, mas aqui pouco se notou a inversão).

Máximas até ao momento entre os 12,9ºC e os 13,8ºC.

Isto ainda não é "frio a sério". :rolleyes:
 
Nestes últimos dias também tem sido visível o arco de bigornas a oeste e sudoeste, associadas à sinóptica atual de padrão de nordeste. Basicamente a precipitação vinda de nordeste, de caráter polar, é desviada para oeste devido à barreira da Cordilheira Cantábrica e dos montes galegos. É por essa razão que por cá está o céu praticamente limpo e com muito boa visibilidade a elevada altitude, acima das névoas associadas à inversão térmica

:thumbsup: boa ilustração e descrição da situação. Apesar de se formar uma zona de baixa pressão que abrange a península Ibérica, nada se forma em terra, é o oceano ainda "quentinho" (à volta dos 18ºC) a gerar a notável instabilidade. Ontem esse arco de Cb era acompanhado por trovoadas ocasionais.

Hoje as trovoadas também começaram ao largo (bem longe, aliás) da costa sul, depois da meia-noite, e continuam a Oeste mas mais longe da costa.
 
Na quarta-feira, de manhã cedo, havia muita geada em alguns locais junto à Barragem do rio Arnóia ao ponto de formar mantos brancos, que podiam ser vistos à distância, mas derreteu rápido.
Aqui mesmo junto a casa, também haviam resquícios de geada e já há muito tempo que não me lembro de sentir tanto frio lá fora como na noite que passou.
Aqui no terreno, durante a noite, existem por vezes grandes variações de temperatura e a casa está situada numa zona de inversões térmicas, por isso durante as fases mais frias por vezes tenho geada à porta.
A movimentação de ar frio, a descer do monte ao longo da ribeira, até provoca uma aragem.
 
Última edição: