O dia soalheiro que se fez sentir pouco aqueceu durante a tarde por aqui; céu pouco nublado ou mesmo limpo e vento em geral fraco.
Amplitudes térmicas um pouco acentuadas, se bem que as máximas têm apenas rondado os 12/13ºC, contudo as noites têm sido bem rigorosas.
Neste vale que por si só ou ao "que também me parece" seja propenso ao efeito das inversões, aos inícios da última madrugada reparei que o mercúrio do meu termómetro estava entre os 2 e os 3ºC, esta noite o registo mantém-se e já vai nos 3ºC; estagnar ou ainda descer um pouco mais, não sei, mas certamente uma madrugada bastante fria.
Mais uma noite de inversões térmicas.
Aqui "no alto" sigo com uns escaldantes 8,0ºC e 53% de humidade relativa, quando lá em baixo, no vale de Odivelas a realidade é totalmente diferente.
Em Loures, a estação de Bucelas segue com -0,7ºC.
Do outro lado, na margem sul e junto ao Atlântico, a Praia da Rainha com 0,9ºC às 23h.
Neste momento por aqui 3,2º, às 00h00 estavam 4,4º. Espero por isso sem dificuldade bater o mínimo que tenho deste Inverno, de 2,4. Noite bem fria aqui na Margem Sul.
A temperatura aqui já esteve nos 5,1ºC (mínima), e em minutos disparou para os actuais 7,5ºC.
Consequências do vento que não se consegue manter nulo mais que 10 minutos.
Vento, vento, vento... consegue deitar por terra qualquer sonho de uma mínima decente. Fiquei-me pelos 5,1ºC às 00:43. O resto da madrugada decorreu com temperaturas na casa dos 6ºC.
De momento, 6,5ºC, humidade nos 54% e pressão a 1029 hPa.
Céu (ao que me parece, visto que ainda estamos em lusco-fusco) limpo.