StormRic
Furacão
Algumas fotos.
Pisão - Porto Covo, Alcabideche
Já nas entranhas da serra.
Estrada da serra, junto a caminho do Palacio da Pena.
Muitas arvores caídas, possivelmente marcas recentes das ultimas ventanias.
Sempre espectacular, o Palácio da Pena.
Vista a partir de Santa Eufémia.
Infelizmente tamanha nebulosidade não deu para muito, qualquer das formas daqui por pouco tempo regresso ao local, num dia de ceu limpo.
Em termos de condições atmosfericas ao longo da volta, resume-se a ceu encoberto, poucas abertas, vento moderado a forte assim que me aproximei do Palacio da Pena, o frio intensificou-se assim como a humidade, a temperatura rondava os 9,5ºC/10ºC.
que volta sempre fascinante! A foto da Pena tirada da descida a chegar ao Portão dos Lagos está excelente, é um dos meus ângulos favoritos (vista possível só com as árvores desfolhadas e também por terem caído árvores nessa área). O palácio acabou de receber pintura nova, ficou mesmo bonito.
A vista desde o Pisão - Porto Covo é para mim desconhecida, aí está uma zona que me falta explorar, os cimos de Alvante e Pedra Amarela tomam daí uma dimensão interessante, mas estes que se vêem na foto são da encosta da margem esquerda da Ribeira do Vale da Mula, a escarpa do M2 à esquerda, a Penha do Saldanha, a Cruz Alta em plano recuado e a crista da Pedra Branca. O vale é realmente muito bonito, bucólico, tenho de ir lá .
O apontamento das árvores caídas ao longo da rampa da Pena é infelizmente uma constante, as árvores de tronco aprumado caiem como palitos e vão continuar a caír pois a mata está esventrada, com clareiras, não mais conheceremos a frondosidade de outrora daquele percurso. Costumo regularmente fazer o percurso a pé dessa estrada e dos caminhos que sobem desde Seteais (azinhaga do Vale dos Anjos) e da Quinta de S. António, e não há vez que passe por lá e não veja mais perdas. Comparo fotos tiradas agora e poucos anos atrás, especialmente antes do Gong e o contraste é confrangedor.
Hoje não estava realmente um dia propício a vistas, muita neblina e céu cinzento sem definição. Santa Eufémia junto à Cruz tem também um belo panorama para leste e nordeste, num ângulo talvez pouco conhecido. Boas fotos desde o mirante junto à Capela! Mostram bem como o tempo estava "farrusco"