Boa noite,
Fim de semana muito agradável por Lisboa com um ambiente algo primaveril. Nada de frio, mesmo de noite.
Temperaturas máximas ontem rondaram os 19/20ºC.
Nestes últimos tempos, tem reinado o típico anticiclone de inverno com noites geladas e com geada, e dias frescos/amenos, com cheirinho a Primavera nestes últimos três dias
Como tenho acordado tarde, não tenho presenciado as geadas, mas tenho visto fotos nas redes socias, inclusive de gelo nos carros, e também nota-se alguma erva queimada nos campos.
Pelas minhas contas, Janeiro deve ter terminado com um acumulado de 21 mm, mas sem certezas, pois a minha estação continua em baixo
Tenho acompanhado as estações Clima AML, mas a do Montijo nem sempre retrata bem as mínimas, devido ao facto de estar no topo de um edifício alto e mais exposto ao vento. As de Alcochete e Moita são mais realistas
Este tempo anticiclónico e frio tem sido muito benéfico e já era algo necessitado, mas também já se vai notando a ausência da chuva.
Ontem andei pelos campos aqui dos arredores e reparei que a parte superficial destes já está algo seca e a levantar pó
Esta semana, o panorama parece querer mudar com uma descida das máximas e, possivelmente, o regresso da chuva, mas tudo ainda muito incerto.
No final da semana passada, Loures teve das madrugadas mais frias com mais geada.
Aqui fica o vídeo de Quinta-feira de manhã! Doeu-me os dedos para gravar isso
à meia noite estava 1.8ºC a caminho de outra geada, já vai com 8.2ºC, já esperava que pudesse lutar mais hoje mas não pensei que tivesse esta subida tão brusca, sinais de mudança e ao fim de 15 dias seguidos de geada parece que vai terminar
Bastante menos frio hoje de manhã e obviamente sem geada nem na Azambuja nem no percurso que faço até Rio Maior. Por agora 9,6ºC por aqui, algum vento e Sol.