Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Aguaceiros de algum granizo agora
Várias células pelo distrito de Leiria, formam-se e movem-se para SSO.
Já há ecos roxos, denunciadores provavelmente desse granizo:

Zona de Rio Maior:

Rad-RioMaior_20250301-1515.webp

Rad-RLC_20250301-1530.webp

Pareceu-me ter ouvido um trovão... ou será que sonhei?
Bem, olhando para o mapa de descargas do IPMA e da rede amadora do blitzortung.org, diria que sonhaste! ;)
Ou então, ouve mesmo uma descarga, mas não foi registada.

Boa tarde a todos..
Pelo som, diria que são grandes bombas que estam cair para lá do Montejunto.. :trovão:

Enviado do meu ELI-NX9 através do Tapatalk

É verdade, estas células têm potência bastante concentrada, trovoada e possibilidade de granizo.
Formam-se a sotavento da linha de serras de Montejunto para norte.

Rad-Leiria_20250301-1545.webp
DEA_RLC_20250301-155948.webp

Bem, olhando para o mapa de descargas do IPMA e da rede amadora do blitzortung.org, diria que sonhaste! ;)
Ou então, ouve mesmo uma descarga, mas não foi registada.

Houve mesmo uma descarga entre-nuvens perto de Cascais: confirmem a hora, 15:55 ?

DEA_Cascais_20250301-155436.webp

É verdade, estas células têm potência bastante concentrada, trovoada e possibilidade de granizo.
Formam-se a sotavento da linha de serras de Montejunto para norte.

Ver anexo 19551Ver anexo 19550
Confirmo..:thumbsup: Aquela célula com eco amarelo que passou aqui por Lourinhã/Ribamar, deixou algum granizo..
A trovoada que ouvia à pouco, já estava mais perto do que eu pensava.. :D entretanto parou..

Quando consultei o mapa das dea no ipma, ainda não aparecia. As minhas desculpas @Aine :o
É verdade, demorou um pouco, também pensei que tinha sido aquela descarga 107kA de Rio Maior, embora a distãncia fosse considerável para se conseguir ouvir.

Há duas células agora em Cascais e cinco entre Torres Vedras e Leiria. A célula de Rio Maior está no Cadaval nesta altura, ainda com trovoada:

Rad-RLC_20250301-1600.webp