Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2015

Dia com bastante neblina pela manhã que se manteve no mar e nas zonas baixas, encobria o Cabo Espichel e a Arrábida até à tarde.
Céu que começou limpo mas foi ficando coberto de cirrus vindos de Norte, associados a um sistema frontal que se desloca a norte da Península Ibérica de WSW para ENE:
8m90baa.gif

klbnQg2.jpg

Sundog, contrails, o habitual nestas situações de nuvens altas. Poente colorido prometido pela humidade nas camadas baixas da atmosfera sobre o mar. À semelhança de ontem o ocaso foi mesmo no horizonte oceânico pois não havia nuvens baixas ou longínquas mas sim neblina, desta vez com poucas estratificações, que produziu deformações menores na imagem do sol.
Entardecer:
qUukOXW.jpg

Haverá com certeza muitas belas fotos do poente colorido desde o Norte até à latitude de Setúbal!

Boas noites,

Dados de hoje: 3,7ºC / 14,3ºC

A minima no pisão deve ter sido bem negativa, amanhã já sei o valor.

Esta manhã, pela primeira vez, registei um valente inversão assim que descia para Cascais e rumava para o parque de estacionamento atrás do mercado.
Hoje o ar frio vindo da ribeira das vinhas alastrou-se bem na parte baixa da vila, estava mesmo muito frio esta manhã em Cascais.
Viagem feita entre as 8:35 / 8:50

jt7w3q.jpg

Última edição:
Vinha aqui para dizer que estou na Guarda a passar uns dias e que tenho saudades de temperaturas mais altas, mas pelo que li por aí nao está muito melhor :lmao:

Mas vi geada quase ao meio dia e poças de água congeladas a meio da tarde :) em Cacilhas nao ha disto :(
Agora falta ir à serra da estrela. Hei-de por fotos no fórum correspondente pra semana.

Um bom fim de semana fresquinho a todos :D

Deixo algumas fotos do por do sol

Poente realmente muito bonito, uma inundação de cor onde quer se estivesse! Gosto especialmente da primeira foto que ilustra aquilo muito bem! :thumbsup:

Vou colocar no tópico Pôr-do-sol o que se via daqui de Carcavelos, mais mergulhados na neblina marítima.
Antes o céu estava assim:
Nh3zFUl.jpg

Entretanto o céu limpou, embora a visibilidade não esteja a melhor, há o que parece ser um véu de neblina ou talvez cirrostratus finos, as estrelas brilham pouco também devido ao luar; a Lua tem uma coroa pouco definida. Condições para observação de estrelas cadentes pouco favoráveis.