Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
O que já foi esse rio em tempos de invernia e o que é ele agora...nem com toda a chuva que já caiu ele se recompôs, parece-me bem abaixo do caudal que devia ter em Janeiro. :hmm: Mas, temos um ministro do ambiente que diz que tem muita água e vai normal, é porque vai...
Fantásticas notícias!:viva: De onde será o endinheirado? :D
Foste à Quinta das Torres, que maravilha de sítio :p Fotos belíssimas :w00t:

---------------------
Eu hoje pela capital ribatejana; Santarém. Pela hora do almoço fui espreitar o Tejo desde o alto; das muralhas do castelo no jardim das Portas do Sol. Estava uma ventania impressionante, mas não chovia, ainda. Viria mais tarde, sensivelmente por volta das 16h00.

O Tejo lá ia, nem muito cheio nem muito vazio, composto vá, pelo menos aparentemente. Bancos de areia visíveis, indicadores da pouca profundidade das águas...

River Tagus from above. Santarém, 16-01-2020 by JoãoP74, on Flickr

No regresso a Samora já chovia bem, e grande parte da viagem foi feita debaixo de chuva e vento fortes; a frente apanhou-me mesmo na A1. Os acumulados nas estações amadoras a sul de Santarém andam pelos 8-10 mm.

O que já foi esse rio em tempos de invernia e o que é ele agora...nem com toda a chuva que já caiu ele se recompôs, parece-me bem abaixo do caudal que devia ter em Janeiro. :hmm: Mas, temos um ministro do ambiente que diz que tem muita água e vai normal, é porque vai...
Já nem me lembro da última cheia em Samora, em que todas as partes baixas da então vila ficavam debaixo de água... e em Santarém não se deveriam ver os bancos de areia nesta altura do ano, de facto... mas esperava encontrá-lo pior, tendo em conta alguns comentários que fui lendo por aqui.

Por Lisboa...

lisboa.jpg

Vídeo da RTP: https://www.rtp.pt/noticias/pais/inundacoes-em-lisboa_v1198544

O Barreiro passou um pouco ao lado tendo em conta o acumulado, 3.30 mm.
Máxima de 17.7ºC, a mínima registada foi de 14.4ºC próximo do final da tarde, mas não dou este valor como fechado.

Valor da mínima fechado, 14.4ºC.

Boa noite,
O dia começou com céu limpo e acabou com céu quase limpo. Durante a tarde, ocorreu a passagem da frente, que infelizmente foi um completo fiasco. Veremos se sábado corre melhor.
O mês segue com 4,8 mm, muito abaixo do normal (por volta de 100 mm). :( :rain:

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 17,1°C
Mín: 11,3°C
Prec: 1,5 mm

Corroios
Máx: 17,5°C
Mín: 11,2°C

Agora estão 11,5°C e céu pouco nublado. :)

Ontem em Sesimbra a frente foi bem generosa, com 19.3 mm em Sampaio e 15 mm no Zambujal. Claramente acima do resto da Margem Sul, uma vez mais.

Venha mais uma chuvinha amanhã, para depois recebermos algum frio, finalmente!

EDIT: Nem foi preciso esperar por amanhã. Pelo radar será provavelmente o único concelho onde chove neste momento, parece que tenho íman :D

Chuva moderada durante alguns minutos, 2.79 mm até ao momento. 32.6 mm este mês.

Última edição:
parou de chover, 3.6mm acumulados ...

Ficou aquém do esperado... :buh:

Infelizmente começa a ser habitual as frentes "despedaçarem-se" quando passam para Sul do Tejo... :(

EDIT: Nem foi preciso esperar por amanhã. Pelo radar será provavelmente o único concelho onde chove neste momento, parece que tenho íman

Chuva moderada durante alguns minutos, 2.79 mm até ao momento. 32.6 mm este mês.

Confirmo o aguaceiro Jorge, hoje vim para Sesimbra pela estrada de Calhariz, e está tudo bem regado, e com muita humidade ;) Por Azeitão 0.6mm desde a meia noite,mas tudo igualmente muito húmido! :thumbsup: Ver se para a semana estas poças de água congelam nos sítios de inversão :D Madrugada de 20 e 21 com um potencial brutal para se fazer grandes registos de mínimas :cold: Depois nos dias seguintes , os modelos vão mostrando uma possível sinóptica cada vez mais interessante para o Sul , nomeadamente no Baixo-Alentejo , e Sotavento algarvio :pray:

Bom dia,

Nevoeiro cerrado durante toda a noite que acabou por acumular 0.3mm. O cenário matinal visto da ponte era deslumbrante, um enorme "tapete" de nuvens a cobrir o rio tejo de uma ponta á outra.
Condições actuais com 12.6ºC e humidade nos 100%.

@Ricardo Carvalho fantástico esse local, uma pena que um património desses esteja nesse estado. Belas fotos como sempre :)

Estado
Fechado para novas mensagens.