Bom dia,
Durante a noite caíram alguns aguaceiros, que acumularam 4,3 mm. Ainda deverei ter alguma chuva até ao fim do mês, de acordo com as previsões. O ECMWF prevê uns 20 a 25 mm para aqui até ao fim do mês. Veremos se isso acontece!!!
Para já, o mês segue numa completa miséria ao nível de precipitações. Até agora, tenho apenas um acumulado de 24,6 mm. Num mês onde a média anda à volta dos 100 mm por aqui, isto é muito mau.
Veremos se em fevereiro temos mais sorte, até porque há regiões que precisam mesmo de uma rega ao género de março de 2018 ou de março de 2013!!!
Algumas fotos da tarde calma com céu bonito, Cumulus mediocris ou congestus, desfazem-se rapidamente, raramente largando uns pingos. As aves voam alto. Ouvem-se bastantes pássaros. A processionaria já começou a descer os pinheiros, dos ninhos de inverno. Sensação de primavera.
16,1°C
62%
Calma ou fraco de rumo variável.
Nuvens deslocam-se lentamente de NW.
A tarde foi soalheira e amena, com céu geralmente pouco nublado. O vento rodou para NW, mas tem soprado com a mesma intensidade.
Foram bastante notáveis as "tentativas" de desenvolvimento nalguns cumulus mas sem sucesso, a instabilidade prevista para hoje já era reduzida
Boa Noite,
Dia com algumas nuvens e muito agradável. Durante a tarde surgiram algumas formações, mas que rapidamente se dissipavam.
Hoje, perto da Serra de Montejunto (ao fundo):
Hoje aproveitei a tarde agradável, para fazer uma caminhada, por uma zona de vale, onde as linhas de água, iam com um belíssimo caudal, e até vi agua a brotar da estrada.
Aqui pode-se ver a diferença de cores, devido á folhagem dos carvalhos, que ainda não cairam na totalidade, um vale muito encaixado.
O trabalho, feito, por agumas insectos polinizadores, solitários.
A importancia de uma árvore na sustentação de um talude, o que nem um muro de betão armado consegue fazer, pois com as últimas tempestades, muitos vieram abaixo.
Os últimos dias tiveram alguma instabilidade, frio e, sobretudo, a chuva que os do Sul tanto desejavam. Certos locais do Algarve, inclusive, ultrapassaram a média mensal, que anda entre os 60 a 75 mm no Barlavento e entre os 45 e 55 mm no Sotavento. Também nevou bem na Serra da Estrela, acima dos 1200 metros.
Por aqui, o evento foi menos intenso do que noutros sítios, rendendo apenas 8,4 mm. O dia mais chuvoso foi ontem, com um acumulado de 4,3 mm.
Os dados de sexta e de ontem foram os seguintes:
Sexta-feira:
Charneca da Caparica
Máx: 12,9°C
Mín: 6,6°C
Prec: 3,3 mm
Corroios
Máx: 13,1°C
Mín: 6,2°C
Ontem:
Charneca da Caparica
Máx: 14,9°C
Mín: 10,0°C
Prec: 4,3 mm
Corroios
Máx: 15,2°C
Mín: 9,9°C
Agora estão 8,8°C e está a formar-se nevoeiro, sendo que a temperatura está a descer fortemente com a formação do nevoeiro.
Em 6 horas, passámos de uma baixa pressão (com 1012 hpa) para uma alta pressão (com quase 1020 hpa), típico de depressões isoladas.
O nevoeiro pouco se dissipou, mesmo com o decorrer da tarde, permaneceu em zonas de vale, e já este neste momento a dissipar-se novamente, foi também um dia bem fresco.
Dia soalheiro e agradável, com algum neblina espessa e céu geralmente pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde.
Bastou fazer 4 quilómetros e entrei logo num cenário totalmente diferente: nevoeiro bastante cerrado em Alcochete ao inicio da tarde
Amanhã cá espero o regresso da chuvinha Veremos quanto renderá esta semana, mas infelizmente não se espera grande fartura e é uma pena pouco ou nada haver daqui para baixo
Boas! Hoje a madrugada foi mais fresca, à hora de almoço o céu estava bastante escuro e pensei que fosse chover, mas pareceu-me que só pingou por uns momentos