O cheiro característico deve-se claramente à Navigator (fábrica de celulose) de Setúbal. Quando o ambiente está húmido e pastoso é normal este cheiro chegar com alguma intensidade aqui à zona...
Falando da Valorsul, e dando, curto, seguimento ao off-topic: a mim cheira-me sempre a batatas cozidas quando lá passo!Off-topic: Aqui na Póvoa tenho mais sorte, o cheiro característico quando o vento roda para Leste/Sueste é da fábrica DanCake. É certamente mais agradável mas já enjoa por vezes . Por vezes também apanho com o cheiro da incineradora da Valorsul ("reciclagem")...
@Microburst O cheiro característico deve-se claramente à Navigator (fábrica de celulose) de Setúbal. Quando o ambiente está húmido e pastoso é normal este cheiro chegar com alguma intensidade aqui à zona... Nada a ver com o fabrico de azeite! Hoje por acaso até nem estava assim tão mau - por vezes o cheiro é tão intenso que parecem ovos podres ou mesmo estrume!
Falando da Valorsul, e dando, curto, seguimento ao off-topic: a mim cheira-me sempre a batatas cozidas quando lá passo!
Pronto, siga o "on-topic"
Ahhh... pronto, nunca tinha feito a associaçãooff-topic: isso é da fábrica da unilever-fima (fermentação da matéria prima).
Não querendo de forma alguma alongar este off-topic, queria no entanto fazer uma correção ao colega @"Charneca" Mundial: era mesmo cheiro azeitado, típico de dias frios com vento de Leste, algo semelhante a quando se aquece azeite. Já disseram aqui no fórum há uns tempos que esse cheiro provém salvo erro de unidades de processamento de caroço de azeitona (ou bagaço de azeitona, perdoem-me a ignorância), pois o cheiro das fábricas de pasta de papel de Setúbal é por demais conhecido por aqui, variando entre couves podres e estrume como bem escreveste, em alturas de vento de Sueste. Por fim, e para finalizar a panóplia odorífera da cidade, por vezes em dias com vento de Oeste, há no ar um certo cheiro a "ovos cozidos" ou "batatas cozidas", portanto temos de tudo.
Siga a Marinha!