Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2025

Boa noite

Antes de mais, um bom ano para todos :)

Por aqui tem sido um dia parcialmente nublado e com alguns chuviscos.
O evento dos últimos dias rendeu um total de 12,6 mm, muito bom tendo em conta os últimos tempos :)

Janeiro começou frio e seco, tal como o fim de Dezembro, mudando rapidamente de padrão no 3°dia, com chegada de tempo mais nublado e ameno.

Apesar de ter refrescado bem, Dezembro não teve frio suficiente para haver geada nesta zona, ora era o vento que estragava, ora era a temperatura que não descia :dry:
Ainda falta muito inverno pela frente, mas se não houver um evento digno de frio, será o 2° ano consecutivo sem geada, algo de que não tenho memória recente :hmm: A média ronda os 4/5 dias.

Ainda não fiz as contas oficiais de 2024, mas creio que tenha sido mais um ano seco.
Apenas Janeiro, Março e Outubro é que foram meses generosos em precipitação e acima da média, o resto foi tudo abaixo, excepto Junho que foi normal.
Mais tarde logo reportarei o valor final anual.

Um pouco a sul (Atouguia?) passou uma das maiores células deste pós-frontal.
Ver anexo 17716

Exactamente em Peniche terá sido muito localizado, como mostra o eco das 15:00
Ver anexo 17717

Parece-me que na imagem de radar das 15:15 está bem evidente a configuração de Super-célula também identificada pelo IPMA com condições propícias a ter originado um segundo tornado. Já não tenho as imagens das 15:05 e 15:10.
Há relatos de danos numa zona perto da costa onde passou esta célula.
Note-se que o desenvolvimento da célula foi muito rápido e forte, comparando as imagens acima das 15:00 e 15:15.

Figura_3_site.webp

"Um pouco a sul desta SC identifica-se uma outra, caracterizada por refletividade com maior magnitude e assinatura Doppler mais marcada (figura 3, painel D), mas relativamente à qual não foram conhecidos relatos de destruição significativa."

A zona de entrada em terra terá sido provavelmente entre as praias de Vale Pombas e Paimogo, não havendo habitações até 2 Km da costa.

Última edição:
Parece-me que na imagem de radar das 15:15 é bem evidente a configuração da Super-célula também identificada pelo IPMA com condições propícias a ter originado um segundo tornado. Já não tenho as imagens das 15:05 e 15:10.
Há relatos de danos numa zona perto da costa onde passou esta célula.
Note-se que o desenvolvimento da célula foi muito rápido e forte, comparando as imagens acima das 15:00 e 15:15.

Ver anexo 17796

"Um pouco ao sul desta SC identifica-se uma outra, caracterizada por refletividade com maior magnitude e assinatura Doppler mais marcada (figura 3, painel D) , mas relativamente à qual não foram conhecidos relatos de destruição significativa."

A zona de entrada em terra terá sido provavelmente entre as praias de Vale Pombas e Paimogo, não tendo habitações até 2 Km da costa.
Precisamente.
Apesar de dizerem que não há relatos deste outro, o certo é que soube esta tarde de que sensivelmente à mesma hora do tornado em Peniche caiu uma grande árvore em casa do meu primo no Alto do Foz, zona limite do concelho de Peniche.
Muito provavelmente houve mais algum mas como passou na zona agrícola ninguém deu por nada. Da casa do meu primo até ao mar, que ainda fica longe, não há mais habitações. Talvez por ser zona rural não haja relatos de estragos, pois são apenas campos de cultivo. O meu primo também não deveria estar em casa naquela hora.
Olhando ao comunicado do ipma e seguindo a rota da tal segunda célula levando a mesma orientação da que passou por cima de Peniche a casa do meu primo estaria mesmo nessa linha. É provável que tenhamos um segundo tornado, mas que devido a ser zona agrícola ninguém relatou.

Ora bons dias a todos,

pela zona do Bombarral com é sílaba tonica por grande parte do litoral o vento vai soprando forte e com algumas rajadas um pouco além das simpáticas brisas primaveris.

No anexo segue mais ou menos a direção do que vai entrar pela costa nestas zonas, desta feita as zonas de Peniche e Caldas da Rainha devem passar um pouco entre os pingos da chuva, a entrada mais a norte deverá ser pela zona de Ribamar e Lourinhã.
Vamos ver o que está reservado para estas zonas.

Anexos

• Screenshot_20250108-090454~2.webp
    Screenshot_20250108-090454~2.webp
    73.5 KB · Visto: 18
Bom dia

Rica manhã de chuva, com 8,7 mm acumulados até agora :thumbsup:
Desde o meio da manhã que choveu quase sem parar, sempre certinha e em geral fraca.
Pelas 10h houve um periodo moderado a forte, mas disso não passou.
O vento soprou moderado com rajadas até à chegada da frente, depois enfraqueceu logo.

Um dia belíssimo para a água conseguir infiltrar nos solos, este é o tipo de chuva ideal para isso :D

Por agora sigo com céu encoberto e por vezes já surge uma ou outra aberta.

T. Atual 16,2°C
HR: 98%
Vento: Nulo

Maiores acumulados nos distritos de Leiria e Coimbra, valores até 30mm em alguns locais ou até mais, mas a distribuição tem várias lacunas acentuadas em faixas OSO-ENE, a frente era descontínua. Nas EMA o maior valor encontrado até agora é o de Alcobaça com 23,2 mm.
Lisboa cidade à volta dos 15 mm.

Aqui na linha da Póvoa (última zona antes destas frentes se perderem no estuário para depois entrarem na lezíria), acumulados de 10 a 14 mm.

Península de Setúbal com uma média de 10mm ou um pouco mais.