É só isso?
![Smile :) :)](/forum/styles/meteopt/smilies/smile.gif)
Tenho de fazer um para a minha Auriol também. Tenho-a em casa porque o sol bate dos dois lados da casa e mesmo do lado da manhã/fim da tarde pode inflaccionar os valores.
A minha experiência com cartão e alumínio não correu assim tão bem... Quando o sol batia o sensor aguentava... até começar a fazer efeito de estufa (até por falta de ventilação adquada na zona do sensor) e aí pior a emenda que o soneto...
Os meus resultados não fogem muito dos valores registados na estação do nosso colega, na Gafanha da Nazaré. Ele tem um RS caseiro bem bom. Claro que comparar valores a ≈2km de distância nem é coisa para se comparar. De qualquer forma não me parece que sejam valores muito absurdos. Nunca registei nenhuma máxima de 40°C, longe disso, e o sol dá-lhe mesmo em cima durante alguns períodos do dia.
Quando ponho aqui no fórum valores, digo sempre que são medidos na varanda, porque o efeito de estufa na varanda virada a Sul e no gradil de barro onde está montado/encostado o dispositivo, que recebe radiação solar e a transforma em calor, é o que causa de facto as medições mais elevadas; para além de estar a medir num 1º andar, também.
Não estou a dizer que o meu método é perfeito, longe disso, mas serve-me bem e estou satisfeito
![Smile :) :)](/forum/styles/meteopt/smilies/smile.gif)
E é extremamente low cost e uma forma de reutilizar os rolos de papel higiénico
![Laugh :lol: :lol:](/forum/styles/meteopt/smilies/laugh.gif)
Não esquecer o buraquinho no topo para permitir o escoamento de ar aquecido que é assim removido por convecção natural
Obrigada vitamos, sendo assim continua a Auriol em casa
Acho que não perdes muito em tentar. Ontem, dia de algum sol e alguma radiação difusa por estes lados registei:
Max: 22,6°C
Min: 15,8°C
Estação SP/Wunderground IAVEIROG4
Max: 25°C
Min: 15,4°C
Editado:
Já agora também no dia 17/7
Max: 24,1°C
Min: 15,6°C
EMA Aveiro (IPMA)
Max: 24,8°C
Min: 16,3°C