Seguimento Litoral Centro - Julho 2014

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Eu ando para lá ir, no outro dia fui lá e tava uma nevoeirada do caraças e 17,5ºC.

Nos últimos dias muita nortada, ontem tive 66 km/h de rajada máxima, hoje já vai nos 51 km/h mas o mais estranho é que está nublado, não é muito comum fazer muito vento com tanta nuvem. A temperatura é cómica 19,7ºC :lmao:.

Na ultima vez até tive que usar o para-brisas, aquilo por lá é um mundo á parte.
A nortada tambem tem andado forte por estas bandas, a estação está off, não ha como saber os valores.
______

jonas_87 aquilo é mesmo assim :) Penso que já houve pessoal aqui do fórum a "bater" a zona. Não digo que a estação esteja em condições óptimas (não tenho conhecimento da manutenção da mesma) mas a verdade é que o historial da mesma sempre demonstrou esse comportamento extremo, comportamento esse que é tão extremo como rápido. É uma zona em que a temperatura pode variar vários graus em poucas horas.

Da minha experiência na zona recordo, por exemplo, uma festa de verão a que fui ali para aqueles lados... Depois de um dia bem quente, lembro-me bem do frio que apanhei por volta das 2h... mas uma coisa absurda mesmo. Portanto dessa estação nada me espanta ;)

Boas Vitamos,

Interessante o teu relato.
Já andaram por lá a fazer medições? Tenho que pesquisar isso então.
Como tinha dito no post anterior, compreendo o que por lá se passa, acho incrível o arrefecimento.
A arriba-fossil tem uma grande importância na inversão registada pela estação.
Simplificando a "coisa", o processo de inversão que lá ocorre será qualquer coisa como isto.

2h3aosi.jpg

boas máxima de um dia tipico de verão nestes lados de 24.9 a mínima de 19.4 incrivel que as mínimas ultimamente tem sido bem altas deve ser para compensar as escaldantes máximas :lmao: por agora 22

Boas tardes (tardias)

Em Carcavelos, os três dias anteriores aguentaram-se azuis com nortada.
Hoje as nuvens matinais não se dissiparam totalmente, e o céu tornou-se cénicamente carregado para o fim da tarde.

Amanhecer, notam-se alguns cirros acima da camada de nuvens baixas:
TvfSzlr.jpg

JMRUDQE.jpg

Início da tarde, nortada moderada, algumas nuvens:
tF0XGHv.jpg

Fim da tarde, o vento caíu para fraco e o céu torna-se aparentemente pesado:
4ivoxBJ.jpg

SCQPJvH.jpg

Ontem, dia 23, condições quase invernais no cimo da Serra de Sintra, estrada Pena-Capuchos, mas sem precipitação e mesmo a água deixada pelo nevoeiro era esparsa:

o tecto de nuvens não estava baixo, à volta dos 450m, só ao entrar nas nuvens as condições se tornavam agrestes:

Editado por um moderador:
Na ultima vez até tive que usar o para-brisas, aquilo por lá é um mundo á parte.

Ambiente de pré frente quente de SW era aquilo que se sentia lá por cima, humidade a 100% e 16,5ºC/17ºC e muito vento.

tumblr_n998q4W6ps1skf92go1_1280.jpg

Parque do Palácio da Pena.

tumblr_n998q4W6ps1skf92go2_1280.jpg

Mário Barros;436190 [IMG disse:
https://38.media.tumblr.com/4750f14beeae8c199b9478d0ff363a17/tumblr_n998q4W6ps1skf92go1_1280.jpg[/IMG]

Sim o Jonas87 tem razão um mundo á parte. Quase fantasmagórico ... Belo todavia :)

Aqui no Marquês está céu muito nublado mas vê-se azul o termómetro marca 19º mas tenho a sensação de mais frio do que ontem. Deve ser o síndrome crítico da aproximação de férias :D

• Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87