Seguimento Litoral Centro - Junho 2009

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
A temperatura máxima foi de 28,2ºC pelas 14:35. Actualmente tenho 24,8ºC, e humidade nos 53%. O céu está encoberto e caem uns pingos esporádicos. Não ouvi trovoada, nem acumulei qualquer precipitação até ao momento.

Vento a 10,8 km/h de ENE (68º), pressão a 1018 hPa e ponto de orvalho nos 14,6ºC. Variação de Temperatura de -0,1ºC/h.

E cá está a reportagem fotográfica. Foi o melhor que se arranjou, mas penso que dá para ter uma ideia do que se passou por aqui.:)

zn50025.jpg

O barco estava literalmente a meter água.:D
zn50026.jpg

zn50029.jpg

zn50030.jpg

zn50032.jpg

zn50033.jpg

zn50034.jpg

zn50036.jpg

zn50038.jpg

Pedro grande reportagem, desta não estvas tu a espera:p

Eu confirmo!! estava um bafo quente de quase 33ºC na minha estação e de um momento para o outro levanta um vento forte primeiro de E e depois de SW e quando virou para SW a temperatura deu um tralho gigante para os 23ºC e senti mesmo na pele o fresco e o cheiro a maresia que vinha do mar...logo a seguir começa a cair umas pingas gigantes que assim a olho parecia pedras de gelo tal o tamanho e barulho que fazia a cair, mas fui para a varanda e senti que era pingas de agua :D a partir dai foi um diluvio quase uma hora com muitos raios e trovoes ora perto ora longe...total de precipitação em uma hora de 20,0mm

Por aqui mais uma noite tropical com 23ºC e máxima de 33ºC.
Sem duvida uma bela tarde de trovoada, primeiro um calor abafado que ate metia as pessoas mal dispostas, o vento era nulo, de repente levanta um vento de mar e começa a chover e a cair raios que era uma coisa maluca, sim senhora bela tarde :D

Boa noite caros companheiros do Fórum:

Hoje entre as 16,30 e as 18,30 fez-se sentir uma trovoada fortíssima com queda de raios a danificar as instalações eléctricas e a povoar algum medo entre os residentes....eu incluído... e choveu que se fartou...

A todos os participantes amantes de trovoadas os meus cumprimentos plenos de admiração.....Santa Bárbara bendita...Ámen...

Vá, não quero fazer grandes filmes sem necessidade ou sem certezas, até porque com radar de 30 em 30 min não pode haver certezas, e pode ser um acaso de ilusão pela forma do eco..
Mas lá que é no mínimo curiosa a imagem do radar às 17:30 UTC ali um nada a NW de Santarém...:rolleyes:

Assim de repente faz lembrar ali um mesociclone..
Mas pronto, com imagens da reflectividade de 30 em 30 minutos é impossível..
No IM certamente com intervalos menores, além do campo do vento resultante do Dopler sabem de certeza mais que nós!
:D

A imagem de satélite não ajuda muito, muita confusão.
O frame das 17h tem uma linha bastante forte, e o dos 18h está tudo mais dissipado..

Portanto a ocorrer alguma coisa teria sido ali naquele período curto e teria de ser visto com mais pormenor..

Muito bem rozzo isso é que se chama estar em cima do acontecimento :D boa visão sim senhor!

Aqui umas nuvens com umas formas curiosas mas só isso...
23,6ºC

por aqui chove a potes e um vento que leva tudo
trovoada seca e depois muiya chuva....
já chove ha uma hora e o calor mantem-se

Ontem pedi trovoada e chuva torrencial,ai esteve ela :D

Espectacular a tarde no campo grande! O céu que estava pouco nublado de repente torna-se muito feio,com alguns mammatus,começando a chover fraco..Nada de especial no entanto..
De um momento para o outro trovões consecutivos mesmo por cima ,vento muito forte,mas melhor ainda a precipitação,que foi mesmo muito intensa durante 15 minutos:eek: Depois destes 15 minutos,mais 30 minutos de chuva fraca e alguns trovões..Bem bom!
Vi agora no MeteOeiras e a precipitação na zona foi de 0 mm :p

Aqui mais para o interior, a tarde apresentava-se agradável, até um pouco quente, com 31,7 ºC na altura de maior calor e, num curto espaço de tempo, a situação alterou-se por completo, começando a chover de forma moderada repentinamente, tendo passado a forte, regime esse que se manteve durante, pelo menos, 20 minutos.

O resto da tarde foi de chuva fraca e muito mais fresco, dado que a temperatura desceu dos já referidos 31,7 ºC para a casa dos 22 ºC.

Acumularam-se 5,0 mm até agora.