Seguimento Litoral Centro - Junho 2015

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
A estação de Tomar pode estar colocado numa zona de microclima quente, já que é uma zona particularmente quente. Claro que também pode ter um problema qualquer.

Afinal também temos outras estações do IM situadas em zonas especiais (Aljezur e Mira em microclima frio; ou Pinhão em microclima quente)

De qualquer modo hoje até foi um dia de contraste. Eu em Mortágua "apenas" cheguei aos 33ºC (bem aquém da previsão de 36ºC do IM). Mais a sul, nessa zona perto de Tomar as temperaturas rondaram os 38-39ºC. Realmente hoje o conjunto montanhoso Montejunto-Estrela parece ter feito toda a diferença.

Parece que vamos ter uma noite super quente, ainda vai nos 28ºC
IPMA aumentou máxima de amanhã para 38ºC, quase de certeza que amanhã tenho a máxima do ano... um dia antes do ínicio do Verão, que ironia.
Tomar subiu para 42ºC amanhã...
Enquanto isso uma boa notícia, o radar de Coruche voltou! Pena é que agora já vai tarde!

A estação de Tomar pode estar colocado numa zona de microclima quente, já que é uma zona particularmente quente. Claro que também pode ter um problema qualquer.

Afinal também temos outras estações do IM situadas em zonas especiais (Aljezur e Mira em microclima frio; ou Pinhão em microclima quente)

De qualquer modo hoje até foi um dia de contraste. Eu em Mortágua "apenas" cheguei aos 33ºC (bem aquém da previsão de 36ºC do IM). Mais a sul, nessa zona perto de Tomar as temperaturas rondaram os 38-39ºC. Realmente hoje o conjunto montanhoso Montejunto-Estrela parece ter feito toda a diferença.
Eu acho que o pessoal não confia a 100% na estação do IPMA em Valdonas (Tomar) pelo facto da estação do meteotomar está na mesma localização e registar valores geralmente 2 a 3 graus inferiores. mas isso a mim não me admira que possa acontecer esse fenómeno.

Boas noites,

Dados de hoje.
Registei a t.maxima mais alto do ano.
Em termos de t.minima é o que se vê, é preciso ter mesmo azar, quase, quase minima tropical, fica para o dia de amanhã, não ha problema.

wR9Mrqp.jpg

Agora, sigo com lestada moderada.
26,4ºC
37 % HR

Ainda com 27,8ºC. Pôr do sol:

Podemos estar já bem quentinhos por fora mas isto aquece-nos por dentro, o espírito! :)

Excelentes zooms! :palmas:

Estava a tentar localizar que montes são aqueles por trás dos quais se põe o sol, tens alguma ideia?

Espectaculares as temperaturas nesta altura, parecem máximas de um qualquer dia de verão! E às 23h 26,9ºC no Cabo Raso é uma aberração! :lol:
Parece que todo o calor da península de Lisboa se está a escapar por ali, ao sabor do nor-nordeste:
hHfxcly.gif

Não tenho referência mesmo local mas penso que anda tudo à volta de valores semelhantes, fruto da direcção do vento. Interessante a brisa local a entrar na Caparica:
L0PACnU.gif

Só agora reparei na mínima de 24ºC para amanhã em Lisboa, acho que é das maiores mínimas que alguma vez vi na vida... alguém sabe de recordes de mínimas?

Em Lisboa o recorde da mínima ronda os 28ºC.
No continente, a maior mínima pertence a Faro: 32,2ºC.

Em Odivelas a noite segue com 26ºC. Está óptimo para estar numa esplanada na rua! :D

:intrigante: enquanto não houver pelo menos duas estações oficiais próximas, a atingir ou passar os 40ºC, persistem dúvidas sobre a fiabilidade destes registos isolados com dois graus de diferença para as estações com registos imediatamente inferiores.

Fica aqui um mapa das máximas de ontem, nas estacões do WU naquela zona:
CNHUOwU.jpg

Nota: Os valores das EM`s do IPMA não são os máximos , apenas o máximo horário.
Os círculos com um ( * ) na parte superior são estações da marca DAVIS.
Assim os 40,3ºC de Valdonas , olhando para os restantes registos de outras estações ( mais fiáveis ) , parecem não estar muito corretos:intrigante: