Seguimento Litoral Centro - Junho 2017

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
A manhã começa com neblina, especialmente no Tejo. Ainda permite no entanto boa visibilidade.
O meu sensor marcava às 7h 22° mas em casa, com as janelas abertas, consegui subir de 28 novamente para 30. E os aparelhos de refrigeração esgotados em todo o lado :(

Na estação do Pragal estava muito mais abafado do que no Feijó.

Boas!
Apenas 24,9ºC por aqui. Já tinha saudades desta frescura. :D
Céu muito nublado.
Imagem de satélite:
Vf7aEO5.jpg

O sinal que andamos no meio de um evento muito (mas mesmo muito) fora da média é hoje estarmos todos aliviados com "tanta" frescura, como se um dia bem fresquinho de Verão se tratasse... Quando na verdade, a previsão de temperatura máxima para Lisboa hoje é ainda assim... Uns 3º acima da média de Junho!
Portanto um dia acima da média, mas bastante normal, é o nosso alívio imenso depois de sequências absurdas de temperaturas.

Aliás, basta olhar para o histórico dos últimos 90 dias, e olhar para as anomalias perante a climatologia para se ter uma noção do que está a tornar normal para nós. E de como o que temos como referência das normais climáticas em vigor actualmente se calhar num curto período de anos deixou de ser propriamente o "normal"...

Muito provavelmente, quando houver uma nova climatologia daqui a uns anos (1991-2020), o salto para cima nas médias será muito significativo. Esta década está a fazer disparar as médias ano após ano e mês após mês.

KIYnfdd.gif

:calor:

Bom dia.
Neste evento registei 4 mínimas tropicais e 41.8°c de temperatura máxima.
Ontem um dia desconfortável com os níveis de humidade, 31.9°c de máxima e HR mínima de 51%. Heat index máximo de 35°c.
Hoje a mínima desceu aos 19.8°c.
Agora por campo d'ourique sigo com 23.8°c

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Bons dias,
Por Almada, também eu registo 4 dias consecutivos de mínimas tropicais. :calor:

Aqui por Entrecampos, o meu termómetro (portátil) marca de momento 25,5ºC. Há 4 dias atrás por esta hora já estava com mais 10ºC em cima.

Aproveito também para saudar o Sr Verão, espero que não nos traga o inferno do ano passado e que seja bem mais soft :p.

Hoje de manhã na volta de bike, apanhei morrinha na estrada do cabo da roca, acima da cota 220 mts. Já na serra, nevoeiro acima da cota 400 mts, e também morrinha. No topo da Peninha rondava os 17,5 graus e vento nulo, excelente.
————————————

Por cá o evento tambem rendeu 4 mínimas tropicais consecutivas. Hoje finalmente desceu dos 20 graus, mínimas de 18,8 graus.

A mínima mais alta foi 24,1 graus, só não foi mais alta pois volta é meia entrava brisa So.
Veja se o impacto da brisa na temperatura da água do mar, divinal mesmo.

Última edição: