Normalmente os Cirrus estão associados a zonas com baixa humidade na alta troposfera, e o efeito verificado, neste caso um halo, em nada nos diz que existe muita ou pouca humidade nesses niveis da atmosfera, mas sim que a luz está a ser refractada pelos cristais de gelo que compõem os Cirrus, apresentando o espectro da luz (arco-íris).
Terminando o Off-Topic, sigo com 20ºC, após uma máxima a rondar os 30ºC, dia já bastante quente, mas não com tanto sofrimento, pois havia menos humidade.
Ok, penso que precebo o que dizes.
O ar pelo meio dos cristais de gelo é seco, e a existencia de gelo não diz nada sobre a humidade do ar contido nesses espaços.
Eu refiro-me á todalidade da camada onde tens os cirroestratus, ou seja, o ar inter-cristais e os cristais em si...imagina liquefazer os cristais e evapora-los para o ar que os rodeia..
Se seguires o raciocinio, podes afirmar que a camada de ar é em geral humida...repara aqui na imagem de vapor de agua aos 600hpa:
http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/natl/flash-wv.html
O satélite não distinge os cristais do ar envolvente pois a analise espectral apenas identifica a água, ou seja, para ele tens uma massa de ar com bastante conteudo em água que está neste momento a afectar Pt continental e a Madeira nos niveis altos