Seguimento Litoral Centro - Maio 2022

Boa tarde

Os últimos dois dias foram caracterizados pela subida acentuada da temperatura e diminuição gradual do vento, assim também como da nebulosidade.

Hoje o dia segue bem abrasador. A estação Clima AML regista neste momento 33,4°C no Montijo e Alcochete segue com 34,2°C :calor:

Ver Rio Maior a ganhar a Santarém :lol:
Liceu Francês nos 36ºC lol. O IPMA erradicou praticamente todas as estações urbanas mas deixa esta existir...

Da rede CLIMA.AML a mais alta até agora foi o Pinhal Novo, com 36ºC de máxima, seguida de VFX com 35,9ºC.

Amadora: 33,6ºC
Belas: 32,8ºC (mínima 14,3ºC)

Nortada fraca a moderada agora, tempo de abrir as janelas :D

Por outras regiões não posso falar, mas por aqui hoje está a ser bem mais quente que o "evento extremo" de há uns dias atrás, mais de 30 ºC hoje na Figueira
O evento da passada semana foi mais "extremo" a nível das temperaturas nocturnas, e nomeadamente a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. As máximas ficaram aquém devido à nebulosidade e às poeiras. Hoje tem sido diferente.

Máxima de 34.1ºC. :calor:

Sigo com 32.0ºC.

Inflacionado? :intrigante:Nenhuma estação do IPMA registou esse valor (horário).

Não sei se @remember já tem a estação com funcionamento normal.
Sensivelmente perto do período em que esse registo se manteve (das 17h05 às 17h25), a estação aqui da Escola D.Martinho registava 34,6ºC às 17h00.
3ºC de diferença ainda é muito para apenas alguns quilómetros e condições de altitude e exposição semelhantes.
Um pouco mais a sul, ainda em Santa Iria de Azóia, a estação de Estacal só chegou aos 33,9ºC, pelas 16h54.
As horas são semelhantes e é interessante que há uma correlação positiva não linear, e meramente numérica, entre as altitudes das estações, todas situadas na mesma linha de colinas marginando o estuário do Tejo, e estas máximas:
60 m -> 33,9º
74 m -> 34,6ºC
82 m -> 37,6ºC
Mesmo assim, o salto de temperatura para a Meteo Santa Iria parece-me demasiado.

Sacavém, atingiu 35,3ºC, altitude 6 m.
A Gago Coutinho em valor horário chegou aos 33,1ºC.

Não sei se @remember já tem a estação com funcionamento normal.
Sensivelmente perto do período em que esse registo se manteve (das 17h05 às 17h25), a estação aqui da Escola D.Martinho registava 34,6ºC às 17h00.
3ºC de diferença ainda é muito para apenas alguns quilómetros e condições de altitude e exposição semelhantes.
Um pouco mais a sul, ainda em Santa Iria de Azóia, a estação de Estacal só chegou aos 33,9ºC, pelas 16h54.
As horas são semelhantes e é interessante que há uma correlação positiva não linear, e meramente numérica, entre as altitudes das estações, todas situadas na mesma linha de colinas marginando o estuário do Tejo, e estas máximas:
60 m -> 33,9º
74 m -> 34,6ºC
82 m -> 37,6ºC
Mesmo assim, o salto de temperatura para a Meteo Santa Iria parece-me demasiado.

Sacavém, atingiu 35,3ºC, altitude 6 m.
A Gago Coutinho em valor horário chegou aos 33,1ºC.
Boa Tarde,

Amanhã já vou buscar o RS da marca que mandei vir, vamos ver como se porta...

Desde a ultima vez que fiz manutenção ao RS que tinha feito há uns anos que o mesmo tem tido temperaturas inflacionadas nas máximas.

Não deixa de ser impressionante os 37°C em Vialonga assim como os 36°C em Lisboa.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Boa noite,
Depois de uma quinta de verão, veio hoje uma sexta de arromba. A temperatura voltou de novo a superar dos 30°C, e no caso de hoje chegou quase aos 35°C na zona. Entretanto esta noite segue bem mais fresca que as anteriores, com algum vento de sudoeste ao início da noite e, depois, inversão térmica. A temperatura já se encontra abaixo dos 20°C neste momento por aqui. :w00t:

Dados de hoje:

Herdade da Aroeira
Máx: 34,3°C
Mín: 15,3°C

Parque Luso
Máx: 33,5°C
Mín: 17,3°C

Agora estão 18,8°C e céu limpo, e sem vento, na estação que agora sigo. :) Entretanto parece que na próxima semana terei alguma chuvinha, algo surpreendente depois de um maio em que praticamente não caiu nada do céu - o modelo ECMWF prevê entre 20 a 30 mm para aqui nos primeiros dias de junho. Veremos o que acontece! :pray: :rain:

Boas pessoal!

Os afazeres profissionais têm me mantido longe destas lides...

Bastante calor hoje por onde andei na zona de Rio Maior, apesar de alguma nebulosidade que ajudou a travar o aquecimento durante a tarde. :sweat:

Felizmente amanha começa a refrescar! :thumbsup: